Dia a dia
Por que Nossa Senhora da Penha é a padroeira do ES? Entenda
Festa em homenagem à Virgem da Penha acontece desde o século XVI, mostrando a importância dela para os capixabas
Nesta segunda-feira, dia 08 de abril, é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Penha! Para os católicos capixabas, é uma data marcante que celebra a padroeira do Espírito Santo, além de ser o período em que é celebrada a terceira maior festa religiosa do país. Mas por que ela é a padroeira do estado?
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O motivo principal é por conta do Convento da Penha. A devoção a Nossa Senhora chegou no Brasil por meio dos colonizadores portugueses e no ES, não foi diferente. A imagem chegou por meio do Frei Pedro Palácios e, a partir daí, surge a história do quadro que apareceu três vezes em cima do morro, onde hoje é o Convento.
Quando a capela foi construída em cima do morro, por volta dos anos de 1560, a devoção por Nossa Senhora da Penha rapidamente se espalhou. Com isso, surgiu o pedido para que ela se tornasse a padroeira dos capixabas. Em 1630, a partir de uma bula do Papa Urbano VIII, ocorreu a oficialização.
Mas foi só em 26 de janeiro de 1908, após um plebiscito realizado entre todas as paróquias do Espírito Santo, a bula foi confirmada e Nossa Senhora da Penha passou a ser, oficialmente, padroeira do estado.
Festa da Penha
A tradicional comemoração do dia da padroeira começou ainda em 1570, realizada pelo Frei Pedro Palácios. A festa passou a crescer e atrair fiéis de todo o país, se tornando a terceira maior festa religiosa do Brasil.
As Romarias começaram a aparecer em 1955. A primeira foi a Romaria dos Homens que, no início, era realizada durante o dia. Nessa época, apenas os homens podiam subir até o Convento para participar da Missa após a Romaria. Já a Romaria das Mulheres, surgiu apenas em 1995.
A Festa não tem uma data fixa no ano, variando de acordo com a Páscoa. As comemorações sempre se iniciam no domingo pascal, terminando 09 dias depois. Nesse período, as Igrejas de todo o estado se reúnem em peregrinação para acompanhar os eventos e agradecer as graças alcançadas.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui