fbpx

Dia a dia

PF faz operação contra venda ilegal de anabolizantes no ES

Os policiais interceptaram uma remessa de anabolizantes ilegais que foi enviada de São Paulo para Cachoeiro de Itapemirim pelos Correios

Publicado

em

anabolizantes apreendidos pela Polícia Federal

PF faz operação contra venda ilegal de anabolizantes no ES. Foto: divulgação PF

Cachoeiro de Itapemirim está entre os municípios alvos da Operação Fermento, realizada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (07). A operação teve como foco desarticular um grupo criminoso envolvido no comércio ilegal de anabolizantes.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No total, 28 agentes da Polícia Federal cumpriram sete mandados de busca e apreensão, que também incluíram as cidades de São Paulo/SP, Guarulhos/SP e Atibaia/SP. Durante as buscas, centenas de caixas de anabolizantes foram apreendidas e duas pessoas foram presas em flagrante.

As investigações começaram em 2022, após a interceptação de uma remessa de anabolizantes ilegais que foi enviada de São Paulo para Cachoeiro de Itapemirim pelos Correios. Essa apreensão inicial levou à identificação de um grupo responsável pela venda de grandes quantidades desses produtos ilegais pela internet em todo o Brasil.

A polícia também descobriu que os distribuidores dos anabolizantes utilizavam documentos falsos e contas bancárias em nome de terceiros para ocultar suas identidades e gerenciar os pagamentos das vendas ilícitas. Os crimes investigados na operação incluem o comércio ilegal de anabolizantes, uso de documento falso e lavagem de dinheiro.

O que são anabolizantes?

Anabolizantes, também conhecidos como esteroides anabólicos-androgênicos, são substâncias sintéticas relacionadas aos hormônios sexuais masculinos, como a testosterona. Eles têm duas funções principais no corpo: anabólica, que promove a construção de tecidos, especialmente músculos, e androgênica, que está relacionada às características sexuais masculinas, como pelos faciais e aprofundamento da voz.

Os anabolizantes são usados legalmente em tratamentos médicos para casos de deficiência de testosterona, anemias, perda de tecido muscular devido a algumas doenças, entre outros problemas de saúde. No entanto, seu uso é mais conhecido e controverso no contexto do esporte e da musculação, onde são usados para aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho físico.

O uso não supervisionado de anabolizantes pode levar a uma série de efeitos colaterais graves, como problemas cardíacos, alterações hepáticas, alterações no colesterol, hipertensão, além de efeitos psicológicos como agressividade e depressão. Também pode haver efeitos específicos de gênero, como redução dos seios e irregularidades menstruais em mulheres, e redução dos testículos e infertilidade em homens.

Dada a sua potência e os riscos associados, a comercialização e uso de anabolizantes sem prescrição e supervisão médica é ilegal em muitos países, incluindo o Brasil, sendo objeto de regulamentações rigorosas e ações de fiscalização pelas autoridades de saúde e policiais.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui