Dia a dia
Orla da Praia da Costa terá 75 novas vagas de estacionamento
Além de novas vagas de estacionamento na orla para carros, haverá também para motocicletas

Com a obra, serão criadas 75 vagas para carros e mais 20 para motocicletas na orla da Praia da Costa. Foto: Divulgação (PMVV)
A Prefeitura de Vila Velha iniciou uma intervenção viária na Praia da Costa para reorganizar e ampliar o número de vagas de estacionamento na Avenida Gil Veloso. Após a conclusão dos trabalhos, a orla do bairro terá ao todo 70 vagas novas para carros e 20 para motocicletas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A primeira fase da obra está concentrada na quadra em frente ao Hotel Passárgada, onde foi executado o assentamento de meio-fio, etapa necessária para a criação de novas vagas.
Segundo a gestão municipal, o projeto completo prevê melhorias em duas quadras da avenida, incluindo a do Passárgada e uma outra que ainda não teve localização divulgada.
Nesta etapa inicial, as intervenções ocorrem apenas em frente ao hotel. Nesta região, o trecho em obras oferece aproximadamente 14 vagas para veículos. Com a reorganização do espaço, a previsão é que esse número salte para 35 vagas. O número representa um avanço significativo na disponibilidade de estacionamento em uma área de grande movimentação da orla.
A ampliação busca melhorar a fluidez do trânsito, organizar o espaço urbano e atender à demanda crescente por vagas em uma das regiões mais movimentadas da cidade, especialmente durante fins de semana e feriados. As vagas de motos serão distruídas entre os dois trechos que serão alvos da reorganização.
Calcadão em obras
A orla de Vila Velha está passando por intervenções que além do número de vagas de estacionamento, vai ter também um novo piso no calçadão. Na Praia de Itapuã, a substituição das pedras portuguesas ocorre entre a Colônia de Pescadores e a rotatória que dá acesso à Avenida São Paulo. Para a execução das obras, parte do acostamento foi interditada, exigindo atenção redobrada dos motoristas que circulam pela região.
Pedestres, ciclistas e esportistas que utilizam o calçadão também precisam fazer desvios pelo asfalto no trecho em obras. À reportagem do portal ES360, a Prefeitura de Vila Velha informou que se trata de uma manutenção de rotina e que não há previsão de novas intervenções nesse momento. No entanto, a administração municipal não especificou um prazo para a conclusão dos serviços.
