Dia a dia
O que esperar do verão no Espírito Santo?
No último verão, influenciado por um forte El Niño, o Espírito Santo enfrentou uma redução nas chuvas. E para este ano?
O verão, que começa oficialmente às 6h21 do dia 21 de dezembro, trará mudanças climáticas significativas para o Espírito Santo em comparação ao ano passado. De acordo com a Climatempo, o estado deve vivenciar um período marcado pela neutralidade fria, um cenário que favorece o aumento das chuvas na Região Sudeste.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A meteorologista Ana Clara Marques explica que essa neutralidade fria apresenta efeitos semelhantes a um La Niña fraco, mesmo sem a configuração completa do fenômeno. Essa condição pode estimular a formação de corredores de umidade, como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), elevando a frequência das chuvas.
Calor e chuva: veja a previsão do tempo para o final de novembro no ES
“É provável que a partir de dezembro haja a formação de episódios de ZCAS, o que pode intensificar as precipitações em parte da Região Sudeste”, destaca Ana Clara.
Verão com chuvas
No último verão, influenciado por um forte El Niño, o Espírito Santo enfrentou uma redução nas chuvas. Para este ano, as condições climáticas indicam um cenário diferente, com expectativa de chuvas mais regulares e temperaturas elevadas, típicas do verão no Hemisfério Sul.
O verão de 2024/2025 se estende até às 6h02 do dia 20 de março de 2025.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui