fbpx

Dia a dia

Musk x Moraes: EUA publica relatório com acusações de censura

Congressistas norte-americanos divulgaram um texto que conta com mais de 500 páginas relatando possíveis ações de censura no Brasil

Publicado

em

Musk x Moraes: crise começou no X, antigo Twitter. Foto: Reprodução

Musk x Moraes: crise começou no X, antigo Twitter. Foto: Reprodução

Os congressistas republicanos dos Estados Unidos divulgaram um relatório com acusações de censura e ataques à liberdade de expressão no Brasil. O documento divulgado na noite da última quarta-feira (17) conta com mais de 500 páginas que detalha ordens dadas pelo Poder Judiciário brasileiro ao X nos últimos anos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No texto, foram divulgadas quase 90 decisões do ministro Alexandre de Moraes e do Tribunal Superior Eleitoral relacionados a derrubadas de perfis e aplicação de multa. O movimento do Congresso norte-americano acontece logo depois das acusações de Elon Musk ao ministro por supostos abusos de autoridade.

Uma das ações que chamou atenção após a divulgação foi que Musk conseguiu divulgar as provas sem romper o princípio de sigilo dos documentos, uma vez que o Congresso americano que fez a divulgação e não o X, antigo Twitter.

O documento faz fortes acusações contra o inquérito das Fake News, dizendo que “o Supremo concedeu a si mesmo poderes para agir como investigador, procurador e juiz ao mesmo tempo”. Sobre isso, os parlamentares questionam a ausência de outros agentes para as determinações do STF.

“Este relatório expõe a campanha de censura do Brasil e apresenta um estudo de caso surpreendente de como um governo pode justificar a censura em nome de parar o chamado discurso de ódio e a subversão da ordem”, dizia o documento.

> Ataque hacker suspende 250 passaportes por dia no Espírito Santo

O texto não possui um caráter de manifestação norte-americana, nem do Congresso nem da administração de Biden. Ele está ligado a um pedido do Comitê do Congresso exigindo “uma reunião sobre como o Departamento de Estado (americano) pretende responder aos ataques à liberdade de expressão no Brasil”.

Além disso, os parlamentares ainda fizeram a solicitação de todos os documentos e trocas entre governo brasileiro e americano relacionadas à remoção de conteúdo nas plataformas feitos pelo STF.

Depoimento de Musk

O empresário Elon Musk vai depor à Câmara dos Estados Unidos, no começo de maio, sobre a atuação do ministro Alexandre de Moraes. A previsão é que aconteça até o dia 8 na Comissão de Relações Exteriores. Ele irá falar principalmente sobre o caso que ficou conhecido como “Twitter files”.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui