fbpx

Dia a dia

Mulheres ganham novo canal para denunciar violência

O aplicativo Fordan/Ufes entra em funcionamento nesta sexta-feira (29) e tem como um dos objetivos ser uma ferramenta de acolhimento à mulher

Publicado

em

Aplicativo Fordan/Ufes será lançado nesta sexta-feira (29). Foto: reprodução

A partir desta sexta-feira (29) o combate a violência contra a mulher ganha um reforço no Espírito Santo. Entrará em funcionamento o aplicativo Fordan/Ufes, uma ferramenta dedicada a denunciar agressões contra pessoas do sexo feminino.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Criado por pesquisadores e estudantes da Ufes, o aplicativo é gratuito e estará, numa primeira fase de operação, disponível exclusivamente para as moradoras de São Pedro, em Vitória. A expectativa é que após o mês de novembro a ferramenta seja disponibilizada para todo o Brasil.

Rosely Pires, coordenadora geral do Fordan, explicou que o aplicativo não funciona somente como um canal de denúncias, mas também como um meio de acolhimento e suporte. Inicialmente criado para mulheres negras periféricas, o aplicativo expandiu seu alcance para incluir mulheres com deficiência, quilombolas, indígenas, do campo, dos terreiros, transexuais, travestis, dentre outros grupos invisibilizados, em uma perspectiva de interseccionalidade.

“Esse aplicativo tem o objetivo de reduzir os índices de feminicídio, tendo como principal ferramenta o acolhimento à mulher, independente se ela já está em processo de violência”, diz a coordenadora, que é doutora em Ciências Jurídicas e Sociais.

O aplicativo é leve e funciona por meio de senha. Ao abri-lo, a mulher verá a mensagem “Você não está sozinha”, escrita em português e em guarani. A frase foi pensada, segundo Pires, após a avaliação positiva da equipe do Fordan acerca do trabalho desenvolvido pelo programa na comunidade de São Pedro, em Vitória, durante a pandemia de covid-19: “Na ocasião, ouvimos frases como ‘vocês cuidam de nós’, ‘eu não me sinto sozinha’. Ao compreender essa afirmação, percebemos a importância de garantir que essa periferia se sinta cuidada e acolhida”.

Funcionalidades do Aplicativo Fordan/Ufes:

  • Registro de Ocorrência: Usuárias podem registrar boletins de ocorrência diretamente pelo aplicativo.
  • Petição para Pensão Alimentícia: Possibilidade de enviar petição para ação de alimentos.
  • Pedido de Medida Protetiva: O aplicativo facilita o pedido de medidas protetivas de urgência, conectando-se diretamente ao sistema da DPES.
  • Chamada de Emergência: Em situações de perigo, usuárias podem chamar a polícia através do aplicativo.
  • Geoprocessamento: O app oferece um mapeamento de redes de apoio e localização da usuária (se ela desejar), agilizando o processo de encontrar e ajudar a mulher em perigo.

A ferramenta surge como resposta e apoio concreto às mulheres, garantindo que se sintam acolhidas e protegidas. A implementação do aplicativo, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) através do edital Mulheres da Ciência, teve início em novembro de 2022.

O aplicativo será lançado inicialmente para testes e ajustes, e a partir de novembro, a expectativa é que a ferramenta esteja disponível para todas as mulheres do Espírito Santo e, posteriormente, de todo o Brasil, sendo acessível através da loja Google Play.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui