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Motorista preso no ES por acidente com 39 mortes usou drogas e álcool

Exames feitos no motoristas apontam uso de drogas e álcool, além de excesso de peso do veículo

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O motorista que causou o acidente com 39 mortes foi preso no Espírito Santo. Foto: Divulgação (Corpo de Bombeiros/MG)

O motorista Arilton Bastos Alves foi preso nesta terça-feira (21) no município de Barra de São Francisco, no noroeste do Espírito Santo. Ele dirigia a carreta envolvida em um acidente que deixou 39 mortos no dia 21 de dezembro, na BR-116, em Teófilo Otoni, em Minas Gerais.

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O pedido de prisão foi expedido pelo juiz Danilo de Mello Ferraz, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Teófilo Otoni, que revisou a decisão de conceder a liberdade ao condutor da carreta. Segundo o Tribunal de Justiça mineiro, exames demostram uso de drogas e álcool por condutor e excesso de peso do veículo.

A prisão também foi anunciada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em suas redes sociais. Veja abaixo:

O magistrado revisou a decisão de conceder a liberdade ao condutor da carreta, tomada à época dos fatos, em vista de novos elementos que surgiram ao longo das investigações: a ausência do motorista no local do acidente, o sobrepeso da carga da carreta, a ausência de conferência das condições de transporte da carga pelo motorista, o excesso de velocidade do veículo, a jornada exaustiva de viagem, a falta de descanso adequado e o uso de substâncias entorpecentes.

A análise dos fatos e o depoimento de várias testemunhas levaram o magistrado a considerar que o motorista assumiu diversos riscos, caracterizando o chamado dolo eventual. As pessoas ouvidas, tripulantes de carros que passavam pelo local no momento do acidente ou passageiros do ônibus, negaram ter havido qualquer barulho de explosão de pneu no momento do acidente ou que o veículo tenha se desgovernado. Tampouco foram achados vestígios que comprovassem essa versão dos fatos.

Isso, associado ao fato de que ele admitiu não ter o costume de verificar a amarração do material que transportava e dos limites de peso a obedecer, na avaliação do juiz, evidenciavam “a absoluta irresponsabilidade e inaptidão para exercício de seu ofício”.

O magistrado citou ainda elementos objetivos juntados aos autos, como o excesso de velocidade do caminhão, que trafegava a 90 km/h, quando o permitido para a via era de 80 km/h, e o excesso de peso transportado, que superou 68 toneladas, sendo que cada reboque possuía capacidade máxima de carga de 30 toneladas.

Assim, ele entendeu que não se tratava de “simples descuido ou inobservância de um dever de cuidado objetivo, mas em deliberada assunção de risco, mormente quando embalado pelo uso de drogas diversas”. Diante disso, ele decretou a prisão do investigado, como forma de se garantir a ordem pública, pois havia indícios de reiteração de crimes de trânsito (embriaguez ao volante), e o acidente teve consequências gravíssimas.


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