fbpx

Dia a dia

Motociclista pode fazer corredor no trânsito? PM explica regras

Motociclistas utilizarem corredores entre os carros no trânsito é comum, mas essa prática é permitida ou proibida pela legislação?

Publicado

em

Motociclista pode fazer corredor no trânsito? PM explica regras

Motociclista pode fazer corredor no trânsito? PM explica regras. Foto: Ouvinte/BandNews FM

A prática dos motociclistas utilizarem corredores entre os carros no trânsito é comum nas grandes cidades brasileiras. Mas a pergunta que muitos motoristas e motociclistas se fazem é: essa prática é permitida ou proibida pela legislação?

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Durante uma entrevista realizada na rádio BandNews FM Espírito Santo na última quinta-feira (18), essa pergunta gerou polêmica. Vários motoristas e motociclistas participaram do debate. As opiniões divergiram e as dúvidas aumentaram. Para esclarecer de vez se a prática é permitida ou não, conversamos com o chefe do setor de comunicação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o capitão Anthony Moraes Costa.

“Se a pergunta for: é proibido circular no corredor? A resposta é: depende! Porque não tem problema se o motociclista circular no corredor se ele tiver cuidado com a segurança. Então, se ele resguardar uma conduta segura, sim, ele pode circular pelo corredor”, explicou o capitão.

Mas o que seria uma conduta insegura? “O ziguezaguear, passar correndo entre veículos com o trânsito em fluxo normal, que é o que acontece muito, né? Então, todas essas são infrações de trânsito. Ali, eles cometem sim infrações de trânsito. Então, resumindo, contanto que o motociclista não gere risco de dano, não tem problema. Se o trânsito estiver lento ou parado, não tem problema passar no corredor. Se o trânsito estiver fluindo normal e o motociclista estiver ziguezagueando entre os carros, se ele estiver passando correndo, esbarrar no retrovisor de alguém, esse tipo de conduta, sim, há o cometimento, além do dano, há o cometimento da infração”, detalhou Anthony.

O que diz a lei

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), especificamente no artigo 56, a prática de trafegar entre os veículos não é expressamente proibida. Em 2019, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) regulamentou a prática por meio da Resolução nº 760, estabelecendo condições específicas para que os motociclistas possam fazer uso dos corredores de trânsito.

“A tipificação da infração é deixar de guardar a distância de segurança frontal ou lateral”, disse o capitão Anthony Moraes Costa.

Segurança e riscos

Apesar de regulamentada, a prática de trafegar entre os carros requer muitos cuidados. Estudos mostram que os acidentes envolvendo motociclistas são mais frequentes nos corredores de trânsito. A falta de atenção dos motoristas de veículos maiores e a imprudência de alguns motociclistas são fatores que contribuem para aumentar os riscos de colisões e quedas.

Para muitos motociclistas, a utilização dos corredores é uma necessidade, especialmente diante do trânsito caótico das grandes cidades. Paulo Silva, motoboy há 10 anos, defende a prática: “Sem o corredor, seria impossível realizar as entregas no prazo. É preciso saber usar com cuidado e respeitar os limites.”