Dia a dia
Menor crescimento da população no ES já era esperado pelo IBGE
Os dados do Censo Demográfico de 2022 foram divulgados na manhã desta quarta-feira

O município de Serra é o mais populoso do Espírito Santo. Foto: CDL/Serra
Os dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28), mostraram uma queda no número da população no Espírito Santo que foi estimada na última prévia realizada no fim do ano passado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na época, o órgão estimou que a população capixaba seria de 3.975.100 habitantes. Pelos números atuais, os moradores do estado somam 3.833.486, uma diferença de mais de 141 mil moradores.
De acordo com o Superintendente Estadual do IBGE, Max Athayde Fraga, essa redução já era esperada. “Tínhamos consciência que ainda faltava realizar uns 15% dos domicílios que ainda não tinham sido recenseados. Então foi o número mais perto que tínhamos naquela ocasião”.
Segundo Fraga, os dados confirmam ainda um comportamento que já tinha sido revelado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), em 2022, que apontou uma mudança de comportamento nos lares do Espírito Santo.
Pela pesquisa, aumentou o número de pessoas que moram sozinhas. Em 2010 a média era de 3,18 pessoas vivendo na mesma casa e agora o índice é de 2,67.
“Esse fenômeno foi observado em todos os estados brasileiros. Isso tem muito haver com pessoas que se mudaram para outros domicílios, subdividindo famílias ou migrando para outros municípios. Mas isso será explicado com estudos mais aprofundados sobre o assunto”.
O superintendente informou também que não existem prazos para que outros dados do Censo sejam divulgados. A previsão é de que os próximos dados sejam referentes às populações indígenas e quilombolas.
“O censo é um retrato importante que precisa ser tirado para observar a situação socioeconômica da nossa sociedade. Ficamos 12 anos sem fazer e agora esses números vão permitir uma fotografia real para pensarmos em políticas públicas e privadas, além de apresentar potenciais investimentos”.
De acordo com o IBGE, os dez municípios mais populosos do Espírito Santo, em 2022, foram Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Guarapari, São Mateus, Colatina e Aracruz.
