fbpx

Dia a dia

Marido surpreende esposa na última sessão de radioterapia

Ele decorou o carro com balões e a frase “minha última radioterapia” para celebrar o término do tratamento

Publicado

em

A última das 15 sessões de radioterapia da advogada Yeda Martha Piazzarollo, 64 anos, moradora de Vitória, foi inesquecível. Não só pela vitória contra o câncer de mama, mas pela surpresa preparada pelo marido, que decorou o carro com balões e a frase “minha última radioterapia” para celebrar o término do tratamento.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na manhã desta sexta-feira, dia 3, a advogada se arrumou como de costume para ir para a sua última sessão de radioterapia. Ao chegar na garagem, ela conta que foi surpreendida pelo marido, que decorou o carro em homenagem ao fim do tratamento. Após meses de uma batalha pela vida, Yeda foi tomada por uma emoção sem tamanho.

“Estamos casados há seis anos. Ele sempre me surpreende com buquê de flores. E, sem dúvidas, ele foi meu porto-seguro nessa batalha contra o câncer. Me acolheu e segurou firme nas minhas mãos. E hoje, fez essa linda surpresa, que eu não esperava mesmo”, desabafa Yeda.

De Jardim Camburi, onde mora o casal, até o Vitória Apart Hospital, na Serra, motoristas e motociclistas buzinavam, e pedestres acenavam. Quem via a cena mandavam mensagens de incentivo para a advogada. Ainda na volta para casa, as surpresas continuaram.

“Foi muito emocionante. Eu sou só gratidão, alegria e emoção. As pessoas buzinavam, acenavam com um ‘joinha’, me parabenizavam pela cura, me emocionei muito. Depois do almoço, encontrei um bilhete no carro, escrito em um guardanapo, onde a pessoa me desejava saúde. É carinho vindo de todas as partes”, frisou Yeda.

A advogada teve o câncer mamário diagnosticado em janeiro deste ano e logo iniciou o tratamento. Como a doença foi identificada na fase inicial, a advogada não precisou retirar as mamas e também não teve que realizar quimioterapia. Ao longos dos seis meses, ela retirou cinco pequenos linfomas próximos da axila e realizou as 15 sessões de radioterapia.

“As mulheres devem realizar exames de rotina. Meu câncer só foi identificado no início porque busquei fazer um check up. Só quando estamos em um processo como este, nos damos conta da importância dos exames e a quantidade de mulheres nesta situação. Prevenção é vida. Essa é a mensagem que quero deixar”, ressalta.

Para Yeda, o diagnóstico precoce foi primordial para um tratamento menos agressivo. E contar com o apoio da família, amigos e profissionais da saúde foi essencial na batalha contra o câncer. Hoje, dia de celebrar a vitória, ela agradece toda a energia positiva e carinho que recebeu ao longo desses seis meses. Deixa ainda o alerta para que as mulheres não se descuidem e façam os exames preventivos.