fbpx

Dia a dia

Marechal Mascarenhas de Moraes combateu nazistas na Itália

O Portal ES360 passa a publicar as histórias dos personagens e as origens dos nomes de ruas, avenidas, bairros e cidades do Espírito Santo

Publicado

em

Getulio Vargas se despede do Marechal Mascarenhas que iria comandar a Força Expedicionária Brasileira na Itália. Foto: Severino Nunes/Alesp

A avenida Marechal Mascarenhas de Morais é uma das principais de Vitória e corta boa parte da cidade, desde a região central até as proximidades do clube Álvares Cabral. João Batista Mascarenhas de Morais nasceu em São Gabriel, Rio Grande do Sul, no dia 13 de novembro de 1883. Teve uma infância dedicada aos estudos e logo entrou para o colégio militar.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Marechal Mascarenhas de Morais ganhou notoriedade ao comandar a Força Expedicionária Brasileira que combateu os nazistas na Itália de 1944 a 1945, na segunda guerra mundial. Os escritos da época falam de um homem corajoso que fuzilou nazistas, disciplinado e aplicado aos estudos, pois bem jovem ainda no quartel, se formou em matemática e física. João Batista Mascarenhas de Morais faleceu no Rio de Janeiro em 17 de setembro de 1968.

Ali por perto da avenida Beira-Mar existe a avenida Jerônimo Monteiro, que também já foi citada aqui no portal ES360. Vai lá conferir a matéria e entenda por que Jerônimo Monteiro deu nome a avenidas importantes da Grande Vitória e até a um município.