fbpx

Dia a dia

Mais de 15 mil raios no ES. Será que algum caiu perto de você?

O biólogo Daniel Gosser Motta explica que os raios podem cair sim duas vezes no mesmo lugar. Entenda!

Publicado

em

Tempestade de raio. Foto: Pixabay

Espírito Santo registrou mais de 15,8 mil raios. Foto: Pixabay

Um forte temporal atingiu o Espírito Santo no último domingo (21), deixando ruas alagadas e causando transtornos para a população principalmente na Grande Vitória. Além disso, o estado registrou mais de 15,8 mil raios. Os dados são do Climatempo. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a meteorologista do Climatempo Josélia Pegorim, no domingo, o Espírito Santo registrou 25.976 descargas elétricas atmosféricas, sendo que 10.158 ocorreram entre as nuvens e 15.818 foram raios, que são as descargas elétricas atmosféricas que chegam ao solo. 

No ranking brasileiro, o estado ficou na oitava posição entre os que mais tiveram raios e o segundo da região sudeste, ficando atrás apenas de Minas Gerais. 

Mas como saber se algum raio pode cair perto de você? Quem ensina é o biólogo e mestre em Ciências Biológicas pela Ufes, Daniel Gosser Motta. Basta fazer uma conta simples. 

Segundo Motta, a velocidade da luz (relâmpago) é maior do que a do som (trovão). “Para sabermos uma distância aproximada da queda de um raio, em quilômetros, basta contarmos o tempo, em segundos, entre o momento em que vimos o relâmpago e que escutamos o trovão, e dividir por três”, explicou. 

E prosseguiu: “Vi um relâmpago, comecei a contar e em 3 segundos ouvi o trovão. Então o raio caiu, aproximadamente, a 1km da sua localização”, ensinou. 

O especialista também falou sobre uma grande lenda de que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar. “Isso é um mito que virou um dito popular para expressar uma pequena probabilidade de algo acontecer. Um raio pode cair no mesmo lugar, principalmente em lugares com grande incidência de raios”. 

SAIBA COMO SÃO FORMADOS OS RAIOS

 Foto: Inpe

CURIOSIDADES

1 – O raio pode atingir locais diferentes no solo?
Sim, um raio é formado por mais de uma descarga e algumas delas podem atingir o solo em locais diferentes. Em cerca de 50% dos raios negativos, mais de um ponto é atingido no solo.

2 – O que são raios?
Raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam o solo e as nuvens de tempestade na atmosfera. A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. A descarga percorre distâncias da ordem de 5 km.

3 – Qual a duração de um raio?
Um raio pode durar até dois segundos, mas dura em geral cerca de meio a um terço de segundo. No entanto, cada descarga que compõe o raio dura apenas frações de milésimos de segundos.

4 – Um raio pode cair duas vezes em um mesmo lugar?
Pode. Geralmente os raios caem mais de uma vez em um mesmo local quando este apresenta grande incidência de raios. Como exemplo podemos citar o monumento Cristo Redentor, que é atingido anualmente por cerca de seis raios.

5 – A energia de raio é grande?
Não. Embora a potência de um raio seja grande, sua pequena duração faz com que a energia seja pequena, algo em torno de 300 kWh, equivalente ao consumo mensal de energia de uma casa pequena.

6 – Como saber se o raio caiu perto?
A luz produzida pelo raio chega quase instantaneamente à visão de quem o observa. Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor. Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.

7 – Qual o local com maior incidência de raios no Brasil?
A região entre Coari e Manaus é a região que mais tem raios do Brasil. A região amazônica deverá ter um aumento na incidência do fenômeno nas próximas décadas.

8 – O que são raios negativos e positivos?
Raios negativos são raios que trazem cargas negativas da nuvem para o solo e positivos são os que trazem cargas positivas.

9 – Qual a diferença entre relâmpagos e raios?
Relâmpagos são todas as descargas elétricas geradas por nuvens de tempestades, que se conectam ou não ao solo. Já os raios são somente as descargas que se conectam ao solo.

Fonte: Inpe


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui