fbpx

Dia a dia

Lula no ES, BR-262 e BR-101: Veja o que Casagrande pediu ao presidente  

O governador Renato Casagrande se reuniu com Lula, em Brasília, na manhã desta quarta-feira

Publicado

em

lula e casagrande

Casagrande se reuniu com o presidente Lula nesta quarta-feira, em Brasília. Foto: Divulgação (Ricardo Stuckert)

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, se reuniu com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta quarta-feira (4) para discutir temas importantes de interesse dos capixabas. Entre eles, as obras de duplicação da BR-262, BR-101, ferrovia e portos. Após o encontro, Lula foi convidado para uma visita ao estado. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Durante o encontro, Casagrande pediu ao presidente para que a obra de duplicação da BR-262, no trecho de Vitória a Belo Horizonte seja incluída no acordo de Mariana que trata sobre as compensações às cidades afetadas pelo rompimento da barragem que ocorreu em 2015 e matou 19 pessoas. 

“Esse investimento vindo dessa repactuação é um investimento que ajuda no desenvolvimento do Espírito Santo e Minas Gerais”, disse Casagrande. Segundo ele, o valor da obra estaria estimado em cerca de R$ 5 bilhões. “Mas pode colocar o recurso do acordo e uma PPP patrocinada. Essa rodovia já foi para a concessão por duas vezes e deu deserta por falta de interesse por ser uma região de montanha”. 

A conclusão do acordo de repactuação pelo desastre de Mariana deve ser resolvido até o fim do ano. Segundo Casagrande, os valores do acordo devem ficar próximos a R$ 100 bilhões. “Isso está tudo muito bem construído em termos de valores, em termos de responsabilidade de cada um, então tem já uma construção bem formatada que o acordo poderá, com certeza, tendo esforço, ser assinado antes mesmo do final do ano”. 

BR-101

A duplicação da BR-101, que está com as obras paralisadas desde que a Eco-101 desistiu do contrato, também foi tema do encontro com o presidente. Atualmente, o Tribunal de Contas da União está analisando um acordo com a própria Eco-101 para retomar as atividades. 

“O acordo pode ser concluído nos próximos dias. Estamos nessa expectativa. Informei tudo que estamos fazendo para agilizar, dar desfecho e colocar um ponto final nesse tema”. 

Visita de Lula 

Durante o encontro, Casagrande fez um convite ao presidente Lula para visitar o complexo portuário de Aracruz, no norte do Estado, e assinar convênios em Vitória voltados para as áreas de saneamento, habitação e ampliação dos Institutos de Educação do Espírito Santo (Ifes). A expectativa é de que aconteça ainda este ano. 

“Informei todo o investimento portuário que estamos tendo. A maior obra de porto no Brasil hoje é em Aracruz, que é o porto do Imetame. Hoje estamos vivendo um momento de grande estrangulamento do Porto de Santos e qualquer tipo de navio poderá atracar em Aracruz. É uma solução logística para o Brasil. Essa é uma agenda importante para o presidente no estado”. 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui