Dia a dia
Luís Roberto Barroso toma posse como presidente do STF
“A democracia venceu e precisamos trabalhar pela pacificação do país”, destacou Barroso em seu primeiro discurso
O ministro Luís Roberto Barroso tomou posse nesta quinta-feira (28) como presidente do Supremo Tribunal Federal, com mandato até 2025. Ele substitui Rosa Weber, que se aposenta compulsoriamente na próxima segunda-feira (02) ao completar 75 anos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No seu discurso de posse, Barroso abordou questões como a defesa dos direitos humanos, igualdade de gênero, proteção ambiental, ações afirmativas, respeito à comunidade LGBTQIA+, inclusão das pessoas com deficiência e preservação das comunidades indígenas.
“Há quem pense que a defesa dos direitos humanos, da igualdade da mulher, da proteção ambiental, das ações afirmativas, do respeito à comunidade LGBTQIA+, da inclusão das pessoas com deficiência, da preservação das comunidades indígenas são causas progressistas. Não são. Essas são as causas da humanidade, da dignidade humana, do respeito e consideração por todas as pessoas”, falou.
Barroso enfatizou a necessidade de harmonia entre os Poderes, especialmente em um momento em que o STF e o Congresso estão envolvidos em disputas sobre questões polêmicas, como a descriminalização do aborto e das drogas.
Ele destacou a importância de o tribunal agir com autocontenção e manter um diálogo constante com os outros Poderes e a sociedade, visando a convivência harmoniosa e a independência de cada um em prol do bem do Brasil em uma democracia.
O ministro agradeceu à ex-presidente Dilma Rousseff (PT) por sua indicação para uma vaga no Supremo e elogiou a forma republicana como ela agiu nesse processo. Autoridades como o presidente Lula (PT), os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, acompanharam a cerimônia, que lotou o plenário. Diversos ministros e governadores também estiveram presentes.
Lula se sentou ao lado de Rosa Weber e utilizou máscara por recomendação médica, devido à operação que está programada para amanhã em seu quadril. Após a posse, a cadeira foi ocupada por Barroso, que em seguida deu posse a Edson Fachin na vice-presidência do STF. Em uma quebra de protocolo, Barroso interrompeu o juramento de posse para beijar Rosa.
Maria Bethânia no evento
Além de nomes famosos na política, a cantora Maria Bethânia participou da solenidade cantando o Hino Nacional acompanhada de um violão. A presença da cantora fez com que houvesse uma disputa pelos convites para o evento. Ela participou sem cobrar cachê.
Maria Bethânia canta o hino nacional acompanhada pelo violinista João Camarero na cerimônia de posse de Luís Roberto Barroso, novo presidente do STF. pic.twitter.com/eRbfNPf88E
— GugaNoblat (@GugaNoblat) September 28, 2023
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui