fbpx

Dia a dia

Lei Seca: número de motoristas com CNH suspensa bate recorde

Só nas blitze da Lei Seca no município de São Mateus, foram 574 motoristas que se recusaram a fazer o bafômetro

Publicado

em

A Polícia Militar fez diversas blitze da Lei Seca durante o Carnaval. Foto: Divulgação (PMES)

Apesar das várias campanhas de conscientização, muitos motoristas insistem em beber durante o feriadão de Carnaval no Espírito Santo. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), este ano foram 1.330 condutores que se recusaram a fazer o teste do bafômetro e dirigindo sob efeito do álcool. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ao todo, foram 1.306 recusas do teste do bafômetro e 21 casos de comprovação de embriaguez ao volante só este ano. O número é 157% maior do que o registrado no mesmo período de 2023. 

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, o recorde de recusa aconteceu no município de São Mateus, norte do Espírito Santo. Na região, foram 574 condutores que optaram por não fazer o teste. 

“A Polícia Militar colocou como uma das prioridades a fiscalização das nossas rodovias. Tendo em vista essa função, fez vários pontos de blitz. E bateu o recorde histórico em um ponto de Guriri com 173 recusas. Ou seja, indivíduos que estavam em tese embriagados se recusaram a fazer o bafômetro e tiveram o veículo guinchado”. 

Além da retenção do automóvel, os motoristas flagrados na blitz da Lei Seca respondem pelas medidas administrativas como suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um ano e multa de R$ 2,9 mil. 

Durante o Carnaval, foram registrados acidentes que resultaram em quatro mortes, uma a menos que no ano anterior.

Além dos flagrantes de recusa ao teste, foram registradas outras infrações relevantes, com potencial risco à segurança viária: 60 condutores inabilitados, 61 condutores falando ao celular e 97 flagrantes pelo não uso do cinto de segurança.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui