Dia a dia
Inauguração da Rua da Lama terá música ao vivo com artistas locais
Com a obra, o canteiro central da Rua da Lama ganhou espaços de convivência com gazebos, bancos e paisagismo

Rua da Lama, em Jardim da Penha, Vitória. Foto: Danielli Saquetto
Será inaugurado, neste sábado (21), o novo polo gastronômico de Vitória. Após as obras de reurbanização da Rua da Lama, a avenida Anísio Fernandes Coelho, conhecida por seus bares e atrações noturnas virou oficialmente uma rua de lazer. E para comemorar a transformação do espaço de convivência, a Secretaria de Cultura preparou uma programação especial das 14h às 17h30.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo a Prefeitura de Vitória, está confirmada para às 14 horas a apresentação da banda Som de Fogueira. Na sequência, a partir das 16 horas, será a vez do cantor Marcelo Ribeiro. O encerramento está previsto para às 17h30.
NOVO POLO GASTRONÔMICO
A obra de reurbanização começou em novembro de 2022 e foi anunciada em novembro de 2021. A antiga via foi transformada com investimento de R$ 4,5 milhões. Com a obra, o canteiro central da Rua da Lama ganhou espaços de convivência com gazebos, bancos e paisagismo. A prioridade é a circulação de pedestres e não dá para estacionar. Apenas poucos pontos de recuo na via são para uso dos comerciantes para carga e descarga.
Com a nova pavimentação, a Rua da Lama, que ganhou esse apelido há muitos anos atrás devido à falta de drenagem no local, não deve alagar mais, segundo a prefeitura. Além disso, as laterais ganharam canaletas para escoar a água da chuva e a pista foi elevada para a altura da calçada, assim como foi feito em outro polo gastronômico da cidade, o Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto.
O calçadão para pedestres ficou com 3,8 metros, nos dois lados da via, revestidos com granito natural. As faixas de veículos ficaram com 3,5 metros de largura em cada sentido. A nova rua da Lama conta ainda com nova iluminação com fiação subterrânea e paraciclos.
A administração municipal está conversando com os moradores e comerciantes da nova rua da Lama para, em conjunto, definirem o uso e os horários de fechamento do trânsito de veículos. Estão envolvidas nessa negociação as secretarias de Desenvolvimento da Cidade e Habitação e a de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana.
