fbpx

Dia a dia

Guarapari: Cesan quer solucionar falta d’água até o verão

As Estações de Tratamento de Água (ETAs) Automatizadas vem pronta da Europa e pode ser instalada em algumas semanas

Publicado

em

Orla da Praia do Morro, em Guarapari, cheia de turistas e os prédios atrás

Orla da Praia do Morro, em Guarapari. Foto: Divulgação (Google)

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) vai lançar um edital para contratar uma empresa que irá implantar as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Automatizadas em Guarapari. A ideia é solucionar o problema de abastecimento de água já para o próximo verão no município. A confirmação foi feita nesta terça-feira (2) pelo diretor-presidente da Cesan, Munir Abud de Oliveira, durante entrevista ao quadro Inovação, do Evandro Milet, no EStúdio 360 da TV Capixaba/Band.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Munir Abud explicou que a companhia está passando por um processo de modernização dos métodos construtivos, incluindo a incorporação de robôs e inteligência artificial na sua estratégia de combate aos vazamentos. Entre as novidades está a construção de Estações de Tratamento de Água (ETAs) Automatizadas, que serão controladas à distância, eliminando a necessidade de um grande quadro de funcionários para operar as estações.

> Frente fria traz chuvas e queda de temperatura no ES

“A grande vantagem dessas Estações Automatizadas é o custo de instalação, que ao longo do tempo é muito menor do que o das estações convencionais. Comparando as despesas operacionais, as estações automatizadas são mais econômicas. Outro fator importante é a rapidez na instalação. Enquanto uma estação convencional pode levar até 36 meses para ser implantada, uma estação automatizada, que vem pronta da Europa e pode ser instalada em algumas semanas”, detalhou o diretor-presidente da Cesan.

O diretor-presidente destacou ainda a antecipação dos investimentos da Cesan de uma década para 10 meses, com o objetivo de iniciar a solução dos problemas de abastecimento de água em Guarapari. “A ideia é que façamos a publicação do edital nos próximos dias e, assim que o vencedor for declarado, vamos encomendar as primeiras estações de tratamento de água de ultrafiltração automatizadas para Guarapari”, afirmou.

> Parque de Vila Velha sob a Terceira Ponte vai sair do papel

Abud também mencionou os planos de realizar testes das ETAs em localidades específicas da cidade durante o verão, visando verificar sua eficiência em condições de alta demanda. Essas estações serão instaladas em localidades onde foram identificados problemas recorrentes, para que o próximo verão seja um grande teste. A expectativa é que as ETAs possam superar os desafios identificados e oferecer uma solução definitiva para a falta de água em Guarapari durante essa época do ano causados pela alta demanda.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui