fbpx

Dia a dia

Guarapari: Cesan quer solucionar falta d’água até o verão

As Estações de Tratamento de Água (ETAs) Automatizadas vem pronta da Europa e pode ser instalada em algumas semanas

Publicado

em

Orla da Praia do Morro, em Guarapari, cheia de turistas e os prédios atrás

Orla da Praia do Morro, em Guarapari. Foto: Divulgação (Google)

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) vai lançar um edital para contratar uma empresa que irá implantar as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Automatizadas em Guarapari. A ideia é solucionar o problema de abastecimento de água já para o próximo verão no município. A confirmação foi feita nesta terça-feira (2) pelo diretor-presidente da Cesan, Munir Abud de Oliveira, durante entrevista ao quadro Inovação, do Evandro Milet, no EStúdio 360 da TV Capixaba/Band.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Munir Abud explicou que a companhia está passando por um processo de modernização dos métodos construtivos, incluindo a incorporação de robôs e inteligência artificial na sua estratégia de combate aos vazamentos. Entre as novidades está a construção de Estações de Tratamento de Água (ETAs) Automatizadas, que serão controladas à distância, eliminando a necessidade de um grande quadro de funcionários para operar as estações.

> Frente fria traz chuvas e queda de temperatura no ES

“A grande vantagem dessas Estações Automatizadas é o custo de instalação, que ao longo do tempo é muito menor do que o das estações convencionais. Comparando as despesas operacionais, as estações automatizadas são mais econômicas. Outro fator importante é a rapidez na instalação. Enquanto uma estação convencional pode levar até 36 meses para ser implantada, uma estação automatizada, que vem pronta da Europa e pode ser instalada em algumas semanas”, detalhou o diretor-presidente da Cesan.

O diretor-presidente destacou ainda a antecipação dos investimentos da Cesan de uma década para 10 meses, com o objetivo de iniciar a solução dos problemas de abastecimento de água em Guarapari. “A ideia é que façamos a publicação do edital nos próximos dias e, assim que o vencedor for declarado, vamos encomendar as primeiras estações de tratamento de água de ultrafiltração automatizadas para Guarapari”, afirmou.

> Parque de Vila Velha sob a Terceira Ponte vai sair do papel

Abud também mencionou os planos de realizar testes das ETAs em localidades específicas da cidade durante o verão, visando verificar sua eficiência em condições de alta demanda. Essas estações serão instaladas em localidades onde foram identificados problemas recorrentes, para que o próximo verão seja um grande teste. A expectativa é que as ETAs possam superar os desafios identificados e oferecer uma solução definitiva para a falta de água em Guarapari durante essa época do ano causados pela alta demanda.