fbpx

Dia a dia

Greve atinge 20 unidades do Ifes no Espírito Santo

Os servidores do Ifes querem, entre outras reivindicações, melhores salários e reajuste das bolsas estudantis

Publicado

em

ifes

Ao todo, 20 unidades do Ifes foram afetadas pela greve. Foto: Divulgação (Ifes)

Servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) aderiram, nesta terça-feira (9), à greve nacional de técnico-administrativas e docentes. Ao todo, de acordo com o movimento grevista, 20 unidades já foram atingidas pela paralisação.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os grevistas querem reestruturação das carreiras de técnico-administrativos e docentes; recomposição salarial; revogação de todas as normas aprovadas pelos governos Temer e Bolsonaro, que prejudicam a educação federal e recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

Atualmente, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) se reúne com o governo em duas instâncias da chamada Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Na Mesa Central da MNNP o governo apresenta propostas que dizem respeito ao conjunto de servidores públicos federais (SPFs) para tentar um acordo.

Em nota, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) informou que recebeu comunicação oficial da greve por parte do Sinasefe – Seção Ifes na quinta-feira (4). O documento informa sobre a deflagração da greve a partir desta terça-feira, dia 9 de abril.

“O Ifes respeita o direito de greve e reitera à sociedade que a deflagração do movimento grevista é uma decisão coletiva, da categoria profissional, definida em assembleia organizada pela entidade sindical. A adesão à greve corresponde ao posicionamento individual de cada servidor. Logo, a decisão sobre a paralisação ou não das atividades nas unidades e na Reitoria do Ifes não é de competência institucional, e poderá haver diferentes percentuais de adesão ao movimento em cada campus”.

A nota diz ainda que a instituição garante que quaisquer prejuízos às atividades letivas e administrativas deverão ser compensados posteriormente. As informações a respeito do movimento grevista deverão ser obtidas junto aos representantes locais e Coordenação das Seções Sindicais.

Veja as unidades do Ifes afetadas pela greve:

Reitoria
Aracruz
Barra de São Francisco
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Cefor
Centro-Serrano
Guarapari
Ibatiba
Itapina
Linhares
Montanha
Nova Venécia
Piúma
Presidente Kennedy
São Mateus
Serra
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui