fbpx

Dia a dia

Fenômeno raro da lua acontece nesta quarta. Vai ser possível ver do ES?

Nasa afirma que o a Superlua e a Lua Azul só irão ocorrer juntas novamente daqui 11 anos

Publicado

em

Será a segunda lua cheia do mês de agosto. Foto: Reprodução/BBC Sky at Night Magazine

Será a segunda lua cheia do mês de agosto. Foto: Reprodução/BBC Sky at Night Magazine

O mês de agosto vai terminar com um fenômeno raro no céu: a Superlua Azul. Prevista para acontecer nesta quarta-feira (30) a partir das 22h35 no horário de Brasília, será possível observar a olho nu em várias partes do planeta. De acordo com a Nasa, esse fenômeno só irá acontecer novamente em 2032, quando uma Superlua coincidir com a Lua Azul.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Isso irá acontecer porque a lua está no período do perigeu, momento em que o satélite está mais perto da terra. Além disso, também será a segunda lua cheia do mês de agosto, um fenômeno raro mas que não quer dizer que a lua irá mudar de cor.

A expressão Lua Azul vem de “once in blue moon” (uma vez a cada lua azul, em tradução livre), que é dito quando algo acontece com pouca recorrência. O satélite só aparece com uma cor azulada em situações que geram mais fumaça e poeira na atmosfera, modificando o tom da luz refletida.

Nesta quarta, a lua estará a cerca de 357.344 quilômetros de distância da Terra e por isso, será possível observar uma luz mais brilhante do que é observado em outras ocasiões. Em relação a Superlua, o satélite surge cerca de 7% maior e 15% mais brilhante por estar na época do perigeu, momento em que a Terra e a lua ficam mais próximas no ano.

O fenômeno poderá ser visto de todas as partes do planeta, considerando as condições climáticas favoráveis. Para quem quiser acompanhar via internet, o canal do The Virtual Telescope Project transmite ao vivo todo o evento e as mudanças que a lua terá ao longo da noite.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui