fbpx

Dia a dia

Oropouche: sobe para 18 número de casos da febre no ES

Nesta quinta-feira (25), foi confirmado pelo Lacen que a febre do oropouche foi mapeada em seis municípios capixabas

Publicado

em

Maruim é o vetor da febre oropouche

Maruim é o vetor da febre oropouche. Foto: INPA/Reprodução/L.P.C. Carvalho

Subiu para 18 o número de casos confirmados da febre do oropouche no Espírito Santo. Nesta quinta-feira (25), foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) que a doença foi mapeada em seis municípios capixabas. O primeiro caso da doença foi confirmado no último dia 23. Nenhum óbito foi registrado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

CONFIRA AS CIDADES COM CASOS CONFIRMADOS:

Colatina (10)
Laranja da Terra (1)
Rio Bananal (2)
São Gabriel da Palha (1)
Sooretama (2)
Vitória (2)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não divulgou detalhes sobre o estado de saúde dos pacientes. A febre é uma doença viral transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.

> Oropouche: veja quais são os sintomas e como diagnosticar

Os sintomas incluem febre oropouche, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses como a dengue e a chikungunya. Não existe tratamento específico para a doença, sendo o tratamento focado no alívio dos sintomas.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui