Dia a dia
Espírito Santo registra 4,7°C e bate recorde de frio
Massa de ar polar provocou as menores temperaturas do ano no Espírito Santo, com destaque para Aracê, que marcou 4,7°C

Frio e chuva no Centro de Vitória. Foto: Reprodução/Instagram/@brunozordann
Quem acordou entre os dias 5 e 7 de julho precisando de mais cobertores não estava exagerando. O Espírito Santo enfrentou o período mais frio do ano, com registros históricos em várias cidades, de Norte a Sul do estado. Dados do Incaper, em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), confirmam que uma massa de ar polar foi a responsável pela friaca que fez os capixabas tirarem os casacos do fundo do armário.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O distrito de Aracê, em Domingos Martins, foi o local mais gelado: os termômetros marcaram 4,7°C no domingo (6). A cidade voltou a se destacar na segunda-feira (7), com 4,8°C, mantendo a liderança entre as mínimas do Espírito Santo em 2025.
Vila Velha e Vitória também bateram recordes. Na segunda-feira, os termômetros marcaram 13,2°C e 14,6°C, respectivamente — as menores temperaturas registradas nas cidades neste ano, superando os valores do dia anterior.
Confira algumas das mínimas registradas nesta segunda-feira (7):
- Aracê (Domingos Martins): 4,8°C
- Venda Nova do Imigrante: 7,7°C
- Santa Teresa: 9,6°C
- Afonso Cláudio: 11,7°C
- Vila Velha: 13,2°C
- Vitória: 14,6°C
Por que tanto frio?
Segundo a Coordenação de Meteorologia do Incaper, a combinação entre massa de ar polar, céu limpo e baixa umidade favoreceu a queda acentuada das temperaturas. Esse cenário é típico do inverno capixaba, especialmente nas regiões serranas, onde a altitude potencializa o frio.
E nos próximos dias?
A previsão é de tempo firme e ensolarado até quarta-feira (10), quando ventos úmidos vindos do oceano devem aumentar a nebulosidade. Há possibilidade de chuva leve entre a Grande Vitória, o Nordeste capixaba e o leste da Região Serrana.
Na sexta-feira (11), o tempo volta a ficar mais instável, com expectativa de chuvas ao longo do dia. Apesar disso, as temperaturas devem subir gradualmente, sem mudanças bruscas. Os ventos seguem entre fracos e moderados em todo o litoral.
LEIA MAIS:
