Dia a dia
Espírito Santo prevê manutenção de investimentos em 2021
Projeto de Lei Orçamentária do estado está em elaboração; população pode dar sugestões pela internet
O governo do Espírito Santo começou o planejamento do orçamento estadual para 2021. A pandemia do coronavírus já causa dificuldades na arrecadação deste ano e pode impactar, também, no ano que vem.
Apesar disso, o secretário estadual de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, avalia que, para que o Espírito Santo possa viver um cenário mais positivo em 2021, é preciso manter investimentos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“No próximo ano, é preciso planejar as políticas públicas garantindo os investimentos. É isso que vai colocar o Espírito Santo numa situação de retomada”, afirmou.
> Assembleia, TJES e MPES fecham acordo para reduzir 4% no orçamento
Mesmo com as incertezas da pandemia, a projeção é que o ano que vem seja mais positivo para a economia capixaba e para os cofres do governo, segundo o secretário.
“Em 2021, certamente, nós não teremos a mesma expectativa que nós projetamos para 2020, mas deve ficar melhor que o resultado deste ano, que terá redução de receita entre 20% e 25%”, comentou o secretário.
Na fase atual da elaboração do Projeto de Lei Orçamentária, a população poderá opinar e dar sugestões em audiências públicas, que serão realizadas por canais da internet, rádio e TV.
Os encontros virtuais vão ser realizados na quarta e na quinta-feira, dias 22 e 23 de julho, das 14h às 17h, pelo canal do governo do estado no YouTube, pela TVE e pela Rádio Espírito Santo. As audiências vão contar com a participação do governador Renato Casagrande, da vice-governadora Jaqueline Moraes e dos secretários de estado. A população poderá dar sugestões para o Projeto de Lei do Orçamento 2021 pelo chat do YouTube.
Na quarta-feira (22), das 14h às 17h, o encontro virtual será com gestores das áreas estratégicas de Educação para o Futuro, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Segurança em Defesa da Vida, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Já na quinta-feira (23), no mesmo horário, será a vez de a população dialogar com gestores das áreas de Saúde Integral, Infraestrutura para Crescer, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Gestão Pública Inovadora.
Após ouvir a população, o governo vai elaborar um Projeto de Lei Orçamentária para 2021, com a previsão de receitas e de despesas, que será enviado à Assembleia Legislativa para aprovação ou rejeição da proposta.
Confira a entrevista completa:
