Dia a dia
Espírito Santo é o oitavo estado com maior incidência de covid
Estudo da Fiocruz aponta que entre os dez estados com mais casos a cada milhão de habitantes nove são da região Norte e Nordeste e o Espírito Santo é o único do Sudeste
Um estudo realizado pela Fiocruz Pernambuco, que mostrou o crescimento da incidência de covid-19 entre os estados do Nordeste e Norte do país entre abril e maio, apontou também que o Espírito Santo é o único estado do Sudeste na lista dos 10 estados com maior número de casos a cada milhão de habitantes.
O estudo da Fiocruz tomou como base o período encerrado em 19 de maio. Ele apontou que dos dez estados com a maior taxa, nove pertencem às regiões Norte (Amazonas, Amapá, Roraima, Pará e Acre) e Nordeste (Ceará, Pernambuco, Maranhão de Sergipe) e o único do Sudeste é o Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Até 19 de abril, dos dez estados com a maior taxa de casos por milhão de habitantes, destacavam-se três da região Sudeste (SP, RJ e ES) e uma unidade do Centro-Oeste (DF), quatro do Norte (AM, AP, RR e AC) e dois do Nordeste (CE e PE). Essa lista incluía os locais com maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as unidades da federação (SP, RJ e DF).
Segundo a entidade, isso demonstra a necessidade de atenção para os estados com menos recursos, de forma a conter o crescimento da doença. A pesquisa considera que a pandemia atingiu o país, no primeiro momento, em áreas “menos pobres”, com a covid-19 sendo trazida pelos viajantes que circularam pela China, Europa e posteriormente América do Norte para o eixo Rio-São Paulo, Distrito Federal, distrito industrial de Manaus, Fortaleza e Recife – essas duas últimas cidades devido às suas características de turismo intenso.
