Dia a dia
Entenda os “milímetros” de chuva e como eles são calculados
Só no município de Vila Velha, no último domingo, foram choveu quase 82 milímetros de chuva em 24 horas

As fortes chuvas deixaram ruas alagadas e carros encobertos na Grande Vitória. Foto: Divulgação
Basta chover forte para aparecer os números que muitas vezes passam despercebidos para representar a quantidade de água que caiu do céu durante algum temporal. Em Vila Velha, por exemplo, só no último domingo foi registrado um volume de quase 82 milímetros.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Mas o que representa isso na prática? De acordo com o Climatempo, essa quantidade é medida por pluviômetro, um instrumento que mede a quantidade de precipitação em um determinado local.
Ele pode ser usado para monitorar a chuva em tempo real, o que é útil para fins meteorológicos e hidrológicos. Ou então, durante um período. Existem estações espalhadas por todo o país, que podem ser convencionais (anota na mão a medição), semi-automáticas, e automáticas (mede, armazena e transmite automaticamente a informação sobre a quantidade de chuva).
Mas que quantidade de chuva já pode ser considerada preocupante? O órgão explica que depende da superfície que ela cai. Por exemplo, 20mm já é capaz de alagar uma rua.
A quantidade de água captada é mostrada em milímetros (mm). Uma chuva de 1 mm por minuto, é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado (m2). Por exemplo, se sua casa tem um telhado com 10 metros quadrados e após uma hora de chuva o pluviômetro marcar 20mm, quer dizer que cerca de 200 litros foram despejados sobre sua casa na última hora.
“Ou seja, os 81mm em Vila Velha (ES) é sim preocupante, é muita chuva pra um dia só. Para você ter ideia, a média de chuva de janeiro nesta cidade é de 117. Chamamos isso de média climatológica. Então, em um dia, choveu mais da metade da média climatológica de Vila Velha”, explicou a meteorologista Josélia Pegorim.
