fbpx

Dia a dia

Entenda a história que gera a guerra entre Israel e Palestina

Principal motivo do conflito é a tomada do território palestino feito por Israel ainda nos anos de 1940

Publicado

em

Palestino lutam pelo território que foram tomados. Foto: Reprodução/BBC

Na manhã do último sábado (07), o grupo extremista do Hamas bombardeou Israel em um ataque considerado um dos maiores sofridos pelo país. Ao reivindicar a ofensiva, o Hamas afirmou que era o início da retomada do território. Em resposta, Israel declarou guerra após o ataque.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O conflito entre Israel e Palestina já se estende há décadas e mistura religião e política. Para entender de maneira simplificada, o Portal ES360 listou dez tópicos que sintetizam da onde vem o problema ligado a esses grupos.

  1. Origens Históricas: O conflito moderno tem raíz no fim do século XIX e início do século XX quando judeus sionistas começaram a emigrar para a Palestina, então parte do Império Otomano, visando estabelecer um lar nacional judaico.
  2. Declaração Balfour (1917): Durante a Primeira Guerra Mundial, o governo britânico expressou apoio à criação de um “lar nacional para o povo judeu” na Palestina, incentivando a imigração judaica para a região.
  3. Mandato Britânico: Após a guerra, a Liga das Nações concedeu à Grã-Bretanha o mandato para governar a Palestina. Durante este período, aumentou a tensão entre judeus e árabes palestinos.
  4. Criação de Israel (1948): Israel foi estabelecido como um estado judeu em 1948, o que levou à guerra entre Israel e seus vizinhos árabes. Cerca de 700.000 palestinos ficaram deslocados como resultado.
  5. Guerras e Conflitos: Israel e seus vizinhos árabes, incluindo palestinos, lutaram em várias guerras e conflitos ao longo dos anos, incluindo a Guerra dos Seis Dias (1967) e a Guerra do Yom Kippur (1973).
  6. Ocupação e Assentamentos: Israel ocupou e continuou a estabelecer assentamentos em territórios palestinos, incluindo a Cisjordânia e Gaza, o que intensificou as tensões.
  7. Primeira e Segunda Intifadas: Movimentos populares palestinos (Intifadas) surgiram em resposta à ocupação israelense, resultando em violência e instabilidade.
  8. Processo de Paz: Houve várias tentativas de negociar a paz, mais notavelmente os Acordos de Oslo nos anos 1990, mas os esforços falharam em alcançar uma solução duradoura.
  9. Questões Controversas: Diversos temas polêmicos persistem, como o status de Jerusalém, o direito de retorno dos refugiados palestinos e as fronteiras do estado israelense.
  10. Ciclos Recentes de Violência: Conflitos e tensões continuam, com episódios periódicos de violência e guerra, afetando a vida de ambos os povos na região.

Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui