Dia a dia
Encontrou um animal silvestre? Saiba o que fazer
Filhotes de gambás foram encontrados em um prédio na Praia do Suá, Vitória

Filhotes de gambás encontrados em prédio da Praia do Suá. Foto: Divulgação/PMV
Dois filhotes de gambá (Didelphis auritta) foram resgatados na manhã desta segunda-feira (7), em um prédio na Praia do Suá, Vitória. Os animais foram recolhidos por técnicos do Serviço de Resgate de Animais Silvestres, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os animais foram levados para o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), localizado em uma instalação do Ibama em Cariacica, onde serão tratados e reabilitados antes de serem reintroduzidos ao habitat natural.
Para quem encontrar um animal silvestre fora do seu habitat natural, a Semmam orienta ligar imediatamente para o serviço, seguir as orientações e aguardar o profissional fazer o recolhimento. O animal será avaliado e poderá ser reintroduzido diretamente à natureza, em um dos parques naturais de Vitória, ou levado ao Ipram, em Cariacica, ou para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona, na Serra. O atendimento é feito pelo telefone (27) 99724-2788 ou pelo 156.
Jacaré na Serra

Jacaré é resgatado na Serra. Foto: Divulgação/Semma
Ainda nesta segunda-feira, um jacaré que estava preso em uma linha de náilon – normalmente utilizada para pesca -, no Horto Municipal da Serra, foi resgatados pela equipe de Fiscalização Ambiental.
A Prefeitura da Serra disse que o animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Barcelona para avaliação. Foi constatada a necessidade de realização de cirurgia.
De acordo com os auditores fiscais de meio ambiente, o animal foi localizado por funcionários do horto que acionaram a fiscalização para realizar o resgate.
Caso algum animal silvestre seja localizado, o munícipe deve acionar o Departamento da Fiscalização de Meio Ambiente, por meio do telefone de plantão: (27) 99951-2321.
