Dia a dia
Empresa de Elon Musk “perde” foguete após voo de teste
O megafoguete Starship da SpaceX é considerado o maior e mais potente foguete do mundo

O Starship é considerado o maior e mais potente foguete do mundo. Foto: Reprodução
O terceiro teste do megafoguete Starship da SpaceX terminou com a nave perdida durante seu retorno à Terra nesta quinta-feira (14), embora a empresa tenha celebrado o sucesso na consecução de novos marcos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O foguete, que decolou de Boca Chica, no estado do Texas (sul), com seus imponentes 120 metros de altura, é considerado o maior e mais potente foguete do mundo. A SpaceX tinha uma extensa lista de metas a serem alcançadas neste teste, incluindo a realização de um “retorno controlado” à Terra.
O Starship é constituído por dois estágios distintos: o propulsor Super Heavy, equipado com 33 motores, e, sobre ele, a nave Starship, que empresta seu nome a todo o megafoguete. Os dois estágios se separaram com sucesso poucos minutos após a decolagem.
Entretanto, o propulsor, que deveria amerissar suavemente no Golfo do México, não conseguiu completar a manobra, resultando em uma “amerissagem brusca”, conforme relatou uma comentarista durante a transmissão.
Por sua vez, a nave continuou seu voo por cerca de uma hora, alcançando o espaço ao ultrapassar a marca de 200 quilômetros de altitude, conforme mostrado no vídeo da SpaceX, que foi acompanhado por mais de três milhões de espectadores.
Inicialmente previa-se que o foguete amerissasse no Oceano Índico ao término do teste, mas acabou sendo “perdido” durante o retorno à atmosfera terrestre, conforme declarou um comentarista.
