fbpx

Dia a dia

Eclipse lunar: onde e quando será visto o fenômeno

Este é um dos maiores eclipses lunares da década, visível totalmente do Brasil e do Espírito Santo

Publicado

em

Mercúrio direto com Marte: risco certo de agir sem pensar! Foto: Pixabay

Eclipse Lunar total. Foto: Pixabay

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Um eclipse lunar total com uma “Lua de Sangue” poderá ser visto no Brasil na noite do próximo domingo (15). A penumbra da Terra atinge a Lua às 22h32. No entanto, a sombra da Terra só começa a ser visível às 23h28 de domingo. À 0h29 de segunda-feira (16), começará o eclipse total, que vai durar até 1h54. O fim do eclipse está previsto para ocorrer às 2h55.

O eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Com isso, a Terra cobre totalmente o disco da Lua e isso causa o fenômeno. O satélite natural terrestre então fica com uma cor avermelhada — que passou a ser chamada de “Lua de Sangue”.

Este é um dos maiores eclipses lunares da década, visível totalmente do Brasil e do Espírito Santo. E ainda com a Lua próxima do perigeu, ponto mais próximo da órbita da Terra. O que faz com que a Lua apareça 30% mais iluminada e 14% maior. Alguns chamam este fenômeno de Super Lua. Quando a Lua fica totalmente eclipsada, sua cor se torna avermelhada devido a refração e dispersão dos raios pela atmosfera terrestre que atingem a Lua. Outros chamam esse avermelhamento de Lua de Sangue. Mas não passa de um Eclipse Lunar Total, onde a posição da Lua entra nesse cone.

COMO ASSISTIR?

O eclipse lunar poderá ser visto completamente de todo o território brasileiro. Será muito fácil vê-lo no Espírito Santo porque ele ocorrerá no fim da noite e a Lua estará numa posição alta. É possível observar a olho nú.

O Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Ufes vai abrir portas para o público interessado em observar o fenômeno. O espaço será aberto às 20 horas do domingo (15) até às 00h30 da segunda-feira (16), quando a Lua já estará eclipsada.

O fenômeno também será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional, uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A transmissão será iniciada a partir das 23h15 neste link.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui