Dia a dia
Dois candidatos do Espírito Santo tiram nota mil na redação do Enem
No total 60 candidatos alcançaram a nota máxima no Brasil, sendo que quatro deles são da rede pública. As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser acessados por meio da Página do Participante, utilizando o loguin único da plataforma gov.br. As provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Um total de 60 candidatos tiraram nota mil na redação. Segundo o Inep, quatro são da rede pública e dois são do Espírito Santo. Na prova de 2022, o número de redações com pontuação máxima tinha sido de 18.
Durante entrevista coletiva sobre a realização do exame, o ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre a participação dos estudantes da rede pública e ressaltou que, haverá um valor, dentro da lei que prevê a bolsa do ensino médio, a ser sancionada nesta terça, para incentivar o candidato a fazer a prova do Enem neste ano.
De acordo com o Inep, houve aumento na adesão desses alunos em relação ao ano anterior. Em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio fizeram o exame. Em 2023, esse percentual subiu para 46,7%.
Segundo o Ministério da Educação, as notas dos chamados “treineiros” – pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas – serão divulgadas em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram da prova.
Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui