fbpx

Dia a dia

Convento da Penha reabre capela para acesso de visitantes

Capela só ficará aberta para visitação e oração pessoal, no entanto, as missas e celebrações deverão continuar ocorrendo apenas no Campinho

Publicado

em

Capela do Convento foi reaberta ao público. Foto: Divulgação

Fechada desde março do ano passado pela pandemia da covid-19, a capela do Convento da Penha volta a ser aberta para o acesso de visitantes. A reabertura também tem caráter experimental, uma vez que a fraternidade do Convento está atenta aos novos parâmetros da classificação de risco para o município de Vila Velha no Mapa de Risco da Covid-19, divulgado semanalmente pelo governo do Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A reabertura acontece no dia em que a Igreja inicia o “Tempo da Criação”, um período em que o Papa Francisco nos convida a olhar com reverência para o cuidado com a Casa Comum. Desta forma, os romeiros, peregrinos e devotos terão a oportunidade de acessar o interior do Santuário de Nossa Senhora da Penha no cume do penhasco de 154 metros de altitude.

Com as flexibilizações das regras sanitárias exigidas pelas autoridades de saúde ao longo da pandemia, os fiéis só tinham a possibilidade de avistar a imagem de Nossa Senhora da Penha bem como fazer suas preces contemplando de longe o ambiente sagrado. O acesso só era permitido até a varanda de entrada, onde há uma imagem de Nossa Senhora da Pietá.

Agora o visitante pode entrar, permanecer alguns instantes, rezar no interior, se aproximar do altar principal e, se desejar, percorrer a varanda-oeste, que fica à esquerda da Capela. Já o corredor lateral onde estão expostas as obras de Benedicto Calixto e está localizada a famosa janela, permanece fechado para acesso do público.

De acordo com o frei Paulo Roberto Pereira, guardião do Convento, a medida é uma maneira de possibilitar melhor acolhida aos fiéis que muitas vezes saem de longe para conhecer o principal ponto turístico e religioso do Espírito Santo. “Ao acolher os fiéis no interior da Capela nós antes de tudo nos exercitamos na caridade e no respeito, mas também no cuidado, porque ainda é tempo de cuidar, ainda é tempo de manter o distanciamento, usar álcool para higienização e usar máscara cobrindo o nariz e a boca. Estamos fazendo essa primeira experiência para ver como será o comportamento com essa reabertura do Santuário”.

Frei Paulo ainda ressalta que a Capela só ficará aberta para visitação e oração pessoal, no entanto, as missas e celebrações deverão continuar ocorrendo apenas no Campinho. “As celebrações na Capela ainda não podem ocorrer porque ela é muito pequena, por isso pretendemos manter apenas no Campinho as Missas diárias, tanto presenciais quanto pela internet e o funcionamento regular dos espaços que podem ser acessados, sem gerar aglomeração. Quem desejar fazer sua prece diante da Imagem da Virgem das Alegrias, pode entrar e de preferência, não permanecer no local por muito tempo, possibilitando que outras pessoas possam também entrar para contemplar o rosto materno de Deus”.

Por fim, o guardião pede que as pessoas se cuidem e cuidem do próximo, num exercício que ele chamou de “gesto fraterno de cuidado”, ao aceitar a vacina e a cumprir os protocolos. “Todo esse passo importante que estamos dando só é possível se as pessoas colaborarem. Vai sair de casa? Use a máscara sobre o nariz e a boca! Evite aglomeração e tome a vacina! Infelizmente muitas pessoas não estão querendo tomar nem a primeira dose, outras não estão indo tomar a segunda… Por favor, façam isso por amor a si ou por respeito ao seu próximo. Tome a vacina! Não deixe de se vacinar com as duas doses, é o pedido que nós franciscanos fazemos a todos”, finalizou.

O funcionamento do Convento de segunda a sexta é de 6h às 16h. Aos domingos, o portão abre às 5h e fecha às 16h. O serviço de vans, bem como a lanchonete e Secretaria, acompanha o horário do portão. O acesso ao interior da Capela é gratuito.