Dia a dia
Contorno de Viana é início de solução para trânsito na BR-262
A implantação e pavimentação do contorno em Viana é o primeiro passo para a construção do trecho que promete desafogar o trânsito da BR-262

Trecho duplicado entre Viana e Guarapari. Foto: Eco 101 / Divulgação
O Governo do Estado anunciou o edital de contratação do projeto de implantação e pavimentação da rodovia ES-466, em Viana. Esse é o primeiro passo para a construção do binário que conecta a BR-262, em Domingos Martins, à BR-101, em Viana. O trecho de 21 km busca aliviar o trânsito em Domingos Martins, cumprindo uma promessa da última campanha eleitoral de Renato Casagrande.
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O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), José Eustáquio De Freitas, explicou que o pacote de obras rodoviárias e de infraestrutura, anunciado na última sexta-feira (14), inclui a implantação e pavimentação de 10 km entre a BR-101 e a BR-262, em Viana. O investimento total será de R$ 279.762.328,33.
“Durante a campanha, o governador destacou a importância de melhorar a mobilidade na BR-262. Esse binário, que ele mostrou de onde imaginava que saísse, de Marechal Floriano até o contorno de Viana, é o que será iniciado. Já licitamos a primeira parte do contorno de Viana, que sairá do sistema prisional na BR-262, antes de chegar em Viana para aqueles que estão descendo a serra, e conectará à BR-101”, explicou Freitas.
A implantação e pavimentação do contorno em Viana é considerada pelo diretor do DER-ES como o primeiro passo para a construção do trecho que irá desafogar o trânsito na BR-262. As obras do novo trecho farão parte do binário que pretende ligar a BR-262, em Campinho, Domingos Martins, à BR-101, em Viana. A segunda parte desse projeto será licitada posteriormente. A intenção é que essa nova rodovia se conecte ao contorno de Viana (ES-466), interligando a BR-101 e terminando na rodovia ES-388, em Amarelos, Vila Velha.
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MUDANÇA DE PLANOS
Inicialmente, a intenção era construir um binário de cerca de 30 quilômetros ligando a BR-262, em Marechal Floriano, à BR-101, em Viana. Esse primeiro projeto foi anunciado pelo governador Renato Casagrande, durante a campanha no ano passado.
Na época, a ideia era fazer com que os motoristas com destino a Minas Gerais seguissem pela BR-262 e o que viessem no sentido contrário, passariam pela rodovia estadual que começaria logo após a entrada do município de Marechal Floriano. A via estaria interligada também à BR-101, o que facilitaria o acesso para quem vai para Vitória, Vila Velha e Cariacica.
Segundo o Departamento de Edificações e Rodovias (DER), a obra, no entanto, não se viabilizou “para não causar prejuízo aos moradores da região que teriam que fazer grandes retornos”, informou na época o órgão em nota.
O DER-ES fez um estudo e apontou que o ideal é a construção de uma rodovia estadual de cerca de 21 quilômetros entre a entrada para Campinho, em Domingos Martins, e Viana.
