Dia a dia
Contarato pressiona Mendonça a se posicionar sobre casamento gay
Senador capixaba Fabiano Contarato (Rede-ES) questionou o ex-ministro sobre seu posicionamento a respeito do casamento entre pessoas do mesmo sexo

André Mendonça e Fabiano Contarato. Foto: Agência Brasil/Agência Senado
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Durante sabatina para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro da Justiça André Mendonça foi questionado pelo senador capixaba Fabiano Contarato (Rede-ES) sobre seu posicionamento a respeito do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Primeiramente, Mendonça se esquivou da pergunta, mas depois de ser pressionado por Contarato para uma resposta mais objetiva, se colocou favorável ao tema ao responder aos questionamentos do único senador gay assumido.
“O casamento civil, eu tenho minha concepção de fé específica. Como magistrado da Suprema Corte, isso tem que estar abstraído, tenho que me pautar pela Constituição. Eu defenderei o direito constitucional do casamento civil de pessoas do mesmo sexo”, afirmou Mendonça.
Escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro graças ao lobby de evangélicos, que costumam ser contra o casamento de pessoas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais ou Travestis, Queers, Intersexuais, Assexuais e outras variações), Mendonça falou que não pautaria uma eventual carreira no Supremo por sua ideologia.
O atual entendimento do STF que permite casamento entre pessoas do mesmo sexo foi firmado em 2012. Antes da iniciativa ser aprovada pelo Poder Judiciário, líderes evangélicos agiram para barrar a regra.
O indicado também disse que vai defender a manutenção da regra atual, que equipara a homofobia ao crime de racismo. “O meu comprometimento é, também diante de situações como essa, aplicar a legislação pertinente, inclusive na questão da própria decisão do Supremo Tribunal Federal, que equiparou a ação dirigida a essa comunidade com o racismo”, declarou.
Ele fez de tudo pra fugir da resposta, que fica claro qual é. pic.twitter.com/aI3bzXwfyX
— Janaina Dahoui (@JanaDahoui) December 1, 2021
Com Estadão Conteúdo
