fbpx

Dia a dia

Confira as cidades do ES que receberão a vacina da dengue

Eles se somam aos 23 municípios contemplados na primeira etapa da imunização, que começou em fevereiro

Publicado

em

Criança recebe vacina contra dengue

Vacina contra dengue. Foto: Agência Brasil

Mais 49 cidades do Espírito Santo vão receber doses da vacina contra a dengue, que visa proteger crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Eles se somam aos 23 municípios contemplados na primeira etapa da imunização, que começou em fevereiro. A lista foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Ministério da Saúde.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

VEJA AS CIDADES QUE VÃO RECEBER A VACINA

Linhares
Barra de Sao Francisco
São Mateus
Colatina
Nova Venécia
São Gabriel da Palha
Ecoporanga
Água Doce do Norte
Jaguaré
Sooretama
Mantenópolis
Pancas
Baixo Guandu
Ponto Belo
Pinheiros
Montanha
São Domingos do Norte
Pedro Canário
Rio Bananal
Conceição da Barra
Boa Esperanca
Vila Valério
Águia Branca
Vila Pavao
Mucurici
Governador Lindenberg
Sao Roque do Canaã
Alto Rio Novo
Marilandia
Vila Velha
Serra
Cariacica
Vitória
Guarapari
Afonso Cláudio
Viana
Laranja da Terra
Fundão
Itaguaçu
Santa Leopoldina
Domingos Martins
Santa Teresa
Venda Nova do Imigrante
Santa Maria de Jetibá
Ibatiba
Brejetuba
Marechal Floriano
Conceição do Castelo
Itarana

CASOS DE DENGUE

O número de casos possíveis de dengue no Espírito Santo aumentou para 104.151, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nesta quinta-feira (28). Mais 4 mortes foram confirmadas e, agora, o estado contabiliza 15 vidas perdidas em decorrência de complicações da doença.

Os dados da Sesa mostram que até a 12ª semana epidemiológica (de 31 de dezembro de 2023 a 23 de março deste ano) foram confirmados óbitos nos seguintes municípios: Linhares (5), Anchieta (2), São Gabriel da Palha (1), Barra de São Francisco (1), São Roque do Canaã (1), Laranja da Terra (1), São Mateus (1), Sooretama (1), Anchieta (1) e Muqui (1).

> Nove sinais para ficar atento durante a alta de casos da dengue

O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência acumulada das últimas quatro semanas dos casos de dengue: baixa (menos de 100 casos por 100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos por 100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos por 100 mil habitantes). A taxa de incidência é um importante indicador de alerta e auxilia na orientação das ações de combate à dengue. No Espírito Santo, apenas Alto Rio Novo foi classificada com incidência média. Os outros 77 municípios estão com incidência alta.

REDISTRIBUIÇÃO DAS VACINAS

Segundo o Ministério da Saúde, em todo país, há 668 mil doses que vencerão em 30 de abril, 523 mil em junho e 84 mil em julho. Para evitar que essas doses sejam inutilizadas, a pasta determinou a redistribuição dos imunizantes.

“Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o Ministério trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, disse Éder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI).

O remanejamento das doses próximas do vencimento para municípios dentro dos próprios estados foi detalhado em uma nota técnica do ministério.

Além dessas doses, o ministério recebeu uma nova remessa de 930 mil doses da vacina Qdenga, que começará a ser distribuída em abril.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui