fbpx

Dia a dia

Como funciona visita guiada ao Mestre Álvaro para pessoas com limitação motora

As visitas guiadas para pessoas com limitações motoras devem acontecer ao menos uma vez por mês e devem ser agendadas com antecedência

Publicado

em

Visita guiada no Mestre Álvaro para pessoas com limitações motoras. Foto: Reprodução/Instagram

Visita guiada no Mestre Álvaro para pessoas com limitações motoras. Foto: Reprodução/Instagram

Fazer uma trilha e aproveitar as belas paisagens naturais ao longo do caminho pode parecer uma realidade distante para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Mas a boa notícia é que existem iniciativas que oferecem opção de trajeto acessível a todos. A ONG Guardiões do Mestre promove passeios inclusivos no Mestre Álvaro, na Serra.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Junior Nass, voluntário do Guardiões do Mestre, conta que a ideia surgiu ainda em 2016. De lá para cá, os voluntários se reuniram, estudaram as possibilidades e tiraram o sonho do papel. No ano passado, com a ajuda de doações e da empresa Tribo Comunicação, compraram uma cadeira adaptada e depois de algumas tentativas, promoveram o primeiro evento oficial no mês de maio.

“A Miriam Rocha de Moura foi nossa primeira guiada oficial. Foi maravilhoso. Quando chegamos lá foi só emoção. Teve choro e sensação de missão cumprida. E a alegria nos olhos dela era gratificante”, conta Junior.

O voluntário comenta que a cadeira especial custou R$ 7 mil. Ela possui cinto de segurança, amarra nas pernas e tem amortecedor para impactar menos a coluna. Para realizar a visita, são necessários dois voluntários para empurrar atrás da cadeira e dois para puxar na frente. Para evitar um maior cansaço, os voluntários fazem revezamento durante o percurso.

A ONG Guardiões do Mestre é formada por 16 guias locais voluntários. A visita guiada para pessoas com limitação motora é feita até o mirante Três Marias. “É onde o acesso é menos complicado e tem um visual lindo. São cerca de 9 quilômetros no total. A gente sair por volta das 7 horas e retorna às 14 horas. São três horas de caminhada para chegar até o mirante”, explica Junior.

As visitas guiadas para pessoas com limitações motoras devem acontecer ao menos uma vez por mês e devem ser agendadas com antecedência. Se você ficou interessado, pode entrar em contato por meio do perfil do Instagram do Guardiões do Mestre ou no telefone (27) 9 9631-2337.