fbpx

Dia a dia

Comerciantes terão botão do pânico para coibir assaltos na Serra

Os dispositivos foram entregues para 14 comerciantes da região da Grande Jacaraípe, no município de Serra

Publicado

em

O botão do pânico será integrado com a Central de Monitoramento da Prefeitura. Foto: Divulgação Edson Reis/PMS

Os comerciantes da Grande Jacaraípe, em Serra, vão receber 14 botões do pânico para coibir roubos na região. Esses dispositivos permitirão uma resposta mais rápida da Guarda Civil Municipal (GCM) em casos de assaltos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Com o dispositivo, a Central de Videomonitoramento será acionada imediatamente, e as viaturas se deslocarão para atender a ocorrência com mais agilidade.

José Luis Adami, comerciante há 30 anos, avalia que o “Alerta Comércio” é muito importante para a população. “Tudo que contribui para a segurança melhora a vida dos moradores e dos comerciantes”, afirmou.

Já Solange Nodari, secretária do Conselho Interativo de Segurança Pública da Grande Jacaraípe e Manguinhos, entende que o botão “é necessário porque, além de trazer mais segurança para os comerciantes, inibe as possíveis investidas de crimes”.

> Escolas públicas da Serra terão botão do pânico

O primeiro treinamento para o uso do equipamento aconteceu no Pró-Cidadão, em Jacaraípe. A capacitação foi conduzida pela comandante da GCM Laís Araújo e pelo coordenador da Central de Controle Operacional de Videomonitoramento (CCOV), agente Mello.

O treinamento foi baseado em importantes tópicos como em quais situações os botões deverão ser utilizados e como manuseá-lo da maneira mais eficaz.

> Em 30 dias de teste, botão de pânico do comércio não foi acionado

Além do botão, os comerciantes têm ainda outros canais de comunicação da Guarda Civil Municipal, que são o telefone fixo da Central de Controle Operacional de Videomonitoramento, o (27) 3252-3711, e o WhatsApp (27) 98166-0812.

“O cerco eletrônico é um serviço de inteligência com informações muito completas e o botão alerta vai ser um complemento e um aliado desse sistema. O nosso objetivo é estreitar os laços entre os comerciantes e a segurança pública”, comentou a comandante da GCM, Laís Araújo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui