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Colgate reverte suspensão da Anvisa e poderá vender creme dental

A Anvisa havia publicado uma resolução determinando que o creme dental não fosse comercializado ou consumido por 90 dias

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Vendas da Colgate Clean Mint haviam sido suspensas por 90 dias. Foto: Freepik

Vendas da Colgate Clean Mint haviam sido suspensas por 90 dias. Foto: Freepik

A Colgate conseguiu suspender a interdição determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os lotes do creme dental Colgate Clean Mint. A Anvisa havia publicado uma resolução determinando que o creme dental não fosse comercializado ou consumido por 90 dias.

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A restrição visava permitir uma investigação sobre a inclusão do fluoreto de estanho na fórmula. Além disso, a Agência analisaria relatos de consumidores que apontaram reações como ardência, queimação na boca e até lesões.

A recomendação do órgão regulador era evitar a exposição do produto ao público até que houvesse comprovação de sua segurança. No entanto, a Colgate argumentou que a nova fórmula não representa riscos à saúde.

A Colgate defende que a reformulação segue padrões internacionais de segurança. A nova versão do creme dental passou a conter fluoreto de estanho, substituindo o fluoreto de sódio. Segundo a fabricante, a substância é amplamente utilizada em produtos similares ao redor do mundo.

A empresa destacou que a mudança resulta de mais de uma década de pesquisa. Além disso, garantiu que seus produtos são submetidos a testes rigorosos e aprovados por agências regulatórias internacionais.

Suspensão

A suspensão do produto ocorreu após consumidores relatarem reações alérgicas. A Colgate afirmou que a mudança na fórmula do creme dental é segura. Segundo a empresa, o fluoreto de estanho, utilizado na nova versão da Colgate Total Prevenção Ativa desde julho de 2024, é um ingrediente eficaz e amplamente empregado em produtos semelhantes ao redor do mundo. Antes, a versão anterior da pasta usava fluoreto de sódio.

Em nota, a fabricante declarou que “a nova fórmula é o resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil”. A empresa ressaltou que seus produtos e ingredientes “passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo”.

*Com informações de Rádio Agência.