Dia a dia
Cinco passeios para curtir o final de semana no Espírito Santo
Separamos alguns destinos para você curtir o final de semana de inverno capixaba
Conhecida por ser a estação “mais estilosa”, o inverno chegou com tudo ao Espírito Santo e já bateu até recorde de temperatura. No distrito de Aracê, em Domingos Martins, os termômetros registraram a temperatura mais baixa do ano de 7,2ºC. Tem gente que acha esse tempo o melhor para ficar em casa embaixo das cobertas, mas também tem quem ame sair de casa, curtir o frio e desfilar com suas roupas estilosas. Pensando nisso, o Portal 360 separou os 5 melhores destinos para curtir o frio no ES. Confira!
Bosque de Cerejeiras em Flor

Foto: @giovanipolli/ @domingosmartinses/ Instagram/ Reprodução
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em Pedra Azul há o Bosque Kaoru Kumazawa, também chamado de Bosque das Cerejeiras. Conhecido pela beleza espetacular das árvores que colorem o local com seu tom de rosa e faz a paisagem se destacar e chamar atenção, atraindo muitos turistas. As cerejeiras foram plantadas em 2008, em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil. Cada uma delas recebeu o nome de uma família.
O bosque de cerejeira fica dentro do Parque Estadual Pedra Azul, em uma fazenda particular, após a entrada da guarita. A fase de florescer começa em meados de julho e duram cerca de quatro semanas.
Para entrar no bosque é cobrado ingresso de R$ 10,00 por pessoa (em espécie). A renda será totalmente revertida para o Projeto de Equoterapia do Instituto Erling Lorentzen – iESL. O limite diário de visitantes é de 400 pessoas. A entrada é das 8h às 16h e visitação até às 16h30. Funcionamento de sexta a domingo (no período da florada).
Rua de Lazer

Localizada no centro da cidade, na Rua João Batista Wernersbach. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Domingos Martins
Em Domingos Martins, a Rua de Lazer fica no centro da cidade. Destino muito conhecido pelos capixabas, é um espaço que preserva belezas arquitetônicas do período colonial. São várias opções de entretenimento, gastronomia e compras. Ideal para quem quer saborear comidas típicas da região, degustar um bom vinho e aproveitar os ambientes aconchegantes e intimistas que ficam ainda melhor com o frio. Perfeito para os moradores locais e turistas.
Pedra Azul

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Domingos Martins
Um dos cartões postais do estado do Espírito Santo, o Parque Pedra Azul é umas das maiores atrações na Região Serrana. Conhecido pela sua beleza e o contato com a natureza que proporciona, uma das curiosidades do local é que o nome se dá devido ao fato de que, dependendo a incidência da luz solar, a cor da pedra pode mudar, sendo algumas vezes azul, verde e até amarela. São muitos os passeios disponíveis, dentre eles os mais procurados são: as trilhas que levam às piscinas naturais, a trilha da Pedra do Lagarto, a do Mirante e da Pedra Azul. Vale lembrar que o Parque é rico em biodiversidade, com variadas espécies de flores e de aves e outros animais, como macacos, preguiças e algumas onças.
A região possui um dos três melhores climas do mundo e a segunda maior cobertura de Mata Atlântica do país. Na região encontra-se gastronomia de alto padrão com especialidades das cozinhas portuguesa, Italiana, alemã, francesa e orgânica, além de quitutes regionais, inspiradores para jantares românticos. A tranquilidade e beleza características da região permitem aos visitantes a oportunidade de desfrutar agradáveis momentos.
Circuito Caravaggio

O Circuito reúne belezas naturais, vinícolas e tradições italianas no Espírito Santo. Foto: Livia Moreira/ Trip Advisor/ Reprodução
Colonizado por italianos, o município de Santa Teresa tem sua identidade baseada em misturas, marcadas pela produção de uvas, a fabricação de vinho, a arquitetura e culinária típica. No município existe o Circuito Caravaggio, localizado no caminho do Valão do São Lourenço e da Estrada Caravaggio. Os empreendedores locais decidiram criar uma rota que unisse todas as características encantadoras do trecho de 14 km no total. Atualmente, são 15 empreendimentos oficiais no circuito, incluindo pousadas, restaurantes, lojas, adegas e vinícolas.
Nos destaques do Circuito estão as vinícolas Rassele, a Casa dos Espumantes, a Casa del Gelatto, a Cantina Mattiello e o Parque São Lourenço. A natureza encanta os que visitam e nos entornos estão as nascentes, corredeiras e cachoeiras da Mata Atlântica, que também possuem programas para os aventureiros que se arriscam ainda na rampa de voo livre, de onde partem parapentes e asa deltas rumo ao horizonte. Clique aqui para saber de todas as atrações que possui no local.
Região do Caparaó

Nascer do sol no Pico da Bandeira. Foto: Guia Pico da Bandeira/ Reprodução
Localizada na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo, o local abriga um dos pontos mais altos do Brasil, com diversas cachoeiras e muitos atrativos naturais. Muito procurada por aventureiros do montanhismo, é um lugar perfeito para se curtir o frio. O Parque Nacional do Caparaó funciona de 7h às 18h para visitas, com ou sem pernoite. Para ir ao parque deve seguir pelo município Dores do Rio Preto.
A região incorpora diversos municípios, sendo ele: Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Jerônimo Monteiro Muniz Freire e São José do Calçado.
Com muitas trilhas para se fazer, os visitantes também podem se deliciar com banhos em cachoeiras e piscinas naturais, observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr do sol. Caminhadas em áreas de florestas e, especialmente, pelos campos de altitude são outras atrações do local.
Matilde

Foto: Secretaria de Comunicação Social de Alfredo Chaves
Matilde, em Alfredo Chaves, é um ótimo lugar para quem gosta de frio. No inverno, as temperaturas variam entre 10°C a 12°C, segundo a prefeitura do município. Com fortes influências italianas, a culinária é rica em massas, polenta, caldos e iguarias de carne de porco, além de deliciosos cafés e ótimos vinhos.
Com diversas atrações, pode-se praticar rapel na Cachoeira de Matilde, passeio de quadriciclo pela região e descer o túnel. Pode-se também visitar a estação ferroviária que funciona como centro cultural, histórico e turismo no município e também visitar a Rampa de Voo Livre em Cachoeira Alta, uma das mais famosas do país. Na rampa pode-se apreciar a paisagem que dá para avistar o litoral Sul do estado e do outro as montanhas.
