fbpx

Dia a dia

Choveu sementes em Vitória. Entenda

A cidade inicia uma ação inovadora que promete transformar o futuro ambiental de Vitória, com tecnologia de ponta e um grande impacto

Publicado

em

Drone agrícola sobrevoa o Parque da Fonte Grande durante o lançamento do programa 'Chuva de Sementes'

Drone agrícola sobrevoa o Parque da Fonte Grande durante o lançamento do programa ‘Chuva de Sementes’. Foto: Leonardo Silveira

Já imaginou uma cidade onde drones sobrevoam suas áreas mais verdes, espalhando sementes nativas para restaurar a vegetação de maneira mais rápida e eficiente? Essa é a nova realidade de Vitória. Na manhã desta terça-feira (25), a capital capixaba iniciou o programa “Chuva de Sementes”, que utiliza tecnologia de ponta para reverter o desgaste ambiental e recuperar áreas verdes, com o uso de drones agrícolas. A ação, que marca o começo de um novo modelo de reflorestamento urbano, tem o objetivo de revitalizar a cobertura florestal de Vitória de forma sustentável.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O parque da Fonte Grande foi o cenário de lançamento dessa inovação, que vai além de um simples plantio de árvores. O programa, que integra o projeto VIX Flora, representa uma tentativa de transformar o reflorestamento, até então um processo moroso e limitado por obstáculos geográficos, em algo mais ágil e acessível. A parceria entre a Prefeitura de Vitória e a Vale S/A levou o drone agrícola DJI T-20P Supreading, capaz de dispersar até 20 kg de sementes nativas em uma única operação, para áreas de difícil acesso, como encostas e terrenos íngremes da cidade.

A utilização da tecnologia é um reflexo do compromisso da administração municipal em construir uma cidade mais verde e sustentável. O prefeito Lorenzo Pazolini enfatizou a importância de ações como essa para o futuro da cidade. “Estamos oferecendo para a próxima geração um ambiente mais equilibrado e saudável, e a inovação é essencial para atingir esse objetivo”, destacou.

Leia mais: