fbpx

Dia a dia

Cerca de 200 famílias do MST ocupam fazenda no ES

A Fazenda Coqueirinho, ocupada pelo Movimento dos Sem Terras (MST), está localizada no interior do estado

Publicado

em

Movimento dos Sem Terra

Cerca de 200 famílias do MST ocupam uma fazenda em São Mateus, norte do Espírito Santo. Foto: Divulgação (Sérgio Cardoso)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou, na madrugada desta quarta-feira (17), a Fazenda Coqueirinho, localizada no município de São Mateus, norte do Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Cerca de 200 famílias estão no local. A fazenda, com 294 hectares, conta também com uma parte devoluta de 28 hectares e está localizada na Rodovia 381 Miguel Cury Carneiro.

A Fazenda Coqueirinho já foi sede de uma antiga fábrica de farinha de mandioca chamada Inquinor. Segundo informações do MST, a área está na Justiça Federal por conta do não cumprimento de direitos trabalhistas.

A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, que faz memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás, que aconteceu em 17 de abril de 1996, com o assassinato de 21 trabalhadores sem terra. Em carta ao povo brasileiro, divulgada nesta segunda (15), o Movimento Sem Terra reafirma o direito legítimo de lutar pelo acesso à terra e cobra que a função social da terra seja respeitada.

“Lutamos, porque 105 mil famílias estão acampadas e exigimos que o Governo Federal cumpra o artigo 184 da Constituição Federal, desaproprie latifúndios improdutivos e democratize o acesso à terra, assentando todos e todas que querem trabalhar e produzir alimentos para o povo”.

E continua o documento: “lutamos pela Reforma Agrária para que a terra cumpra sua função social: produzir alimentos saudáveis para o povo brasileiro e cuidar da natureza.”

Este ano, com o lema “Ocupar para o Brasil alimentar”, a jornada é apresentada pelo movimento como alternativa urgente e necessária para a produção de alimentos saudáveis para a população do campo e da cidade, com o objetivo de combater a fome, gerar emprego e avançar no desenvolvimento do país.

Até o momento, a Jornada contabiliza a realização de 30 ações diversas, em 14 estados do país, mobilizando mais de 20 mil famílias Sem Terra. Desse total, o MST realizou 24 ocupações de terra em 11 estados.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui