Dia a dia
Carros usados em explosão de bancos em Santa Leopoldina são incendiados
A quadrilha usou dinamites para explodir três agências bancárias em Santa Leopoldina
Dois carros usados na ação criminosa que explodiu três agências bancárias em Santa Leopoldina foram localizados em Viana na manhã desta quinta-feira (30). Os veículos estavam incendiados. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública.
O crime aconteceu na madrugada. Moradores de Santa Leopoldina, na Região Serrana do Espírito Santo, viveram uma madrugada de terror durante uma ação criminosa no município. Bandidos armados de fuzil fizeram refém e usaram dinamite para explodir três agências bancárias da cidade.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As agências alvo dos criminosos foram a do Banco do Brasil, Sicoob e Banestes. De acordo com o secretário de Segurança, Márcio Celante, ainda não foi possível contabilizar o valor levado pelos bandidos.
Os bancos ficaram completamente destruídos, inclusive os caixas eletrônicos. Na ação os bandidos usaram armas pesadas como fuzis e metralhadoras.
Em entrevista à Rádio Bandnews FM, o prefeito de Santa Leopoldina, Romero Luiz Endringer, os bandidos fizeram reféns dois caminhoneiros e utilizaram o caminhão para o assalto.
“Foi uma noite aterrorizante. Um tiroteio intenso que durou cerca de 40 minutos. Eles atiraram contra as viaturas e o DPM da cidade para que eles não pudessem sair do local”, disse.
O secretário de segurança informou que o ataque é conhecido como “Novo Cangaço”, e já aconteceu em outros estados como Bahia e Minas Gerais.
“Vamos buscar investigações afim de identificar a possibilidade de participação desses criminosos nesses dois estados”, afirmou.
O secretário afirmou que essa foi uma ação planejada e organizada. “Em uma dessas agências foi encontrada uma dinamite, que foi recolhida pelo esquadrão antibombas e levada para um local seguro para detonação”.
O que diz o Banestes:
O Banestes informa que uma equipe técnica está na Agência Santa Leopoldina e trabalha para restabelecer o atendimento o mais rápido possível, após o ataque de criminosos no município, ocorrido na madrugada desta sexta-feira (30). Quem precisar de serviços bancários deve priorizar o uso do App Banestes e do Banestes Internet Banking para efetuar pagamentos, transferências entre contas, consultar saldos, contratar empréstimos, além de outros serviços.
Os clientes do município também podem buscar atendimento alternativo nas agências e caixas eletrônicos localizados nas cidades vizinhas de Cariacica-Sede, Serra, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Fundão.
O que diz o Sicoob
Na madrugada desta sexta-feira (30) houve uma ocorrência na agência do Sicoob localizada em Santa Leopoldina. A ação foi registrada pelo sistema de monitoramento e as imagens foram disponibilizadas para as autoridades policiais que investigam o caso.
Até que sejam finalizados os reparos na unidade, os associados podem realizar transações pelos canais digitais e nas agências mais próximas, de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. A cooperativa ainda providenciará um espaço de atendimento provisório em Santa Leopoldina.
O que diz o Banco do Brasil
O Banco do Brasil informa que a agência de Santa Leopoldina, no Espírito Santo, não abre nesta sexta-feira (30), após passar por ataque criminoso do tipo ‘novo cangaço’ na última madrugada.
A agência foi temporariamente interditada para perícia da polícia técnica do Estado.
Equipes de engenharia do BB serão deslocadas até o município para avaliação dos danos à estrutura da unidade, parcialmente destruída durante o ataque.
Não há previsão para normalização do atendimento no município. Os clientes e usuários do BB de Santa Leopoldina podem buscar atendimento alternativo nas cidades de Santa Maria do Jetibá e Cariacica.
O BB não informa valores subtraídos durante ataques às suas dependências. No âmbito das suas atribuições, o Banco colabora com as autoridades policiais competentes na investigação do caso”.
