Dia a dia
Carnaval em Vitória: 300 banheiros, 700 lixeiras e até bebedouros
Em 2023, a Prefeitura de Vitória conseguiu recolher 51 toneladas de lixo, incluindo o bairro Jesus de Nazareth, localizado a mais de 3km do Centro
Carnaval é clima de festa, calor, gente bonita e muita bebida. No entanto, há uma preocupação recorrente de que as festas resultam em excesso de lixo nas ruas, que acabam indo parar até no mar. Para driblar esse desafio, a Prefeitura de Vitória aposta em uma infraestrutura no Centro, composta por 300 banheiros químicos, 50 mictórios, pontos de hidratação, 700 papeleiras e 50 contentores.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em 2023, a Prefeitura de Vitória conseguiu recolher 51 toneladas de lixo, incluindo o bairro Jesus de Nazareth, localizado a mais de 3 km do Centro, onde a folia estava concentrada. Alguns blocos, programados para desfilar no pós-carnaval, tiveram suas licenças suspensas após recomendação do Ministério Público. Na época, o promotor de Justiça Cível, Marcelo Lemos Vieira, enviou uma Notificação Recomendatória ao prefeito Lorenzo Pazolini, solicitando a adoção de medidas para evitar desfiles de blocos e manifestações carnavalescas no Centro.
> Circuito Folia: confira a programação de Carnaval em Vitória
Este ano, unindo a ação de instalação das papeleiras e contentores, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) apela também para a conscientização dos foliões, solicitando que evitem descartar lixo nas vias públicas e na baía de Vitória. Juntamente com as papeleiras e contentores, entra em ação o “bloco da limpeza” quando os blocos de Carnaval deixam as ruas. Um total de 150 funcionários de limpeza estarão em ação antes e depois dos eventos, atuando nas vias onde os blocos desfilam e em seus arredores. Suas responsabilidades incluem varrição, esvaziamento de papeleiras e contentores, além da lavagem das ruas com o auxílio de caminhões-pipa e varredeiras mecanizadas.
> Trânsito no Centro: veja as interdições para o Carnaval em Vitória
O descarte inadequado de lixo nas ruas não apenas afeta a estética, mas também acarreta problemas sociais e ambientais. O lixo jogado nas ruas, mesmo que aparentemente inofensivo, pode se acumular com outros resíduos, podendo obstruir bueiros e causar enchentes, dependendo da localização. Além disso, o lixo atrai pequenos animais e insetos, contribuindo para a propagação de doenças.
PONTOS DE HIDRATAÇÃO
O Carnaval é marcado por quatro dias de folia, e para aproveitar os festejos organizados pelos blocos de rua, são recomendados alguns cuidados com a saúde, entre elas a boa hidratação. E nesse quesito a água é uma aliada. Seis bebedouros, contendo quatro torneiras cada, foram instalados na Praça Getúlio Vargas, próximo ao ponto de táxi.
BANHEIROS PARA O CARNAVAL EM VITÓRIA
Mais de 300 banheiros, femininos e masculinos, e 50 mictórios, foram instalados no Centro de Vitória para atender à grande concentração de foliões neste Carnaval.