fbpx

Dia a dia

Cachoeiro de Itapemirim: conheça a capital secreta do mundo

A cidade, que completa 156 anos neste sábado (25), é o principal centro urbano do Sul do Espírito Santo e vai muito além de ser a cidade do rei Roberto Carlos

Publicado

em

Desenvolvimento ferroviário foi muito importante para a cidade. Foto: Reprodução/PMCI

Localizada a cerca de 136 quilômetros de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim completa 156 anos neste sábado (25). A cidade, que é a quinta mais populosa do Espírito Santo com cerca de 210 mil habitantes, também é conhecida como Princesa do Sul e Capital Secreta do Mundo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os aspectos geográficos influenciaram diretamente no nome do município. Na época, as cachoeiras que rodeavam o principal rio da cidade chamavam atenção de todos que passavam por lá. Por isso, a cidade acabou se desenvolvendo de forma econômica e urbanística na região do Rio Itapemirim, que em tupi-guarani significa caminho de água com pedras.

Pico do Itabira. Foto: Reprodução

Cachoeiro foi a décima cidade do país e primeira no Espírito Santo a adquirir luz elétrica. Os investimentos a partir daí foram gigantescos, impulsionando o desenvolvimento de indústrias e transportes. Hoje, o município é considerado o núcleo urbano mais importante do sul do estado.

Turismo

A Princesa do Sul é uma cidade cheia de atrativos turísticos relacionados a geologia do município além dos atrativos culturais.A Pedra do Itabira é um dos locais mais famosos da cidade por ter mais de 700m de altitude e se assemelhar a um dedo indicador apontando para o céu. O nome da pedra vem do tupi-guarani que significa pedra empinada ou pedra brilhante.

Outra atração conhecida é a Pedra da Penha, que possui uma trilha para chegar a capela de Nossa Senhora da Penha, construída no alto do pico e que possibilita enxergar o oceano. A Pedra do Frade e da Freira também é muito conhecida por serem duas formações rochosas que fazem parte até das lendas capixabas.

A cidade também é famosa por suas festas tradicionais, como a Festa de Cachoeiro, que celebra o dia do padroeiro da cidade, São Pedro. A festa é sempre lotada de shows musicais, feiras e eventos culturais. Além disso, o município também possui uma rica gastronomia, com destaque para pratos à base de peixes e frutos do mar.

Casa de Cultura Roberto Carlos. Foto: Reprodução

Outro ponto turístico importante é a Casa de Cultura Roberto Carlos, que é dedicada ao famoso cantor e compositor nascido na cidade. O local conta com um museu com diversos objetos pessoais de Roberto Carlos, além de uma loja de souvenirs e um espaço para apresentações culturais.

Curiosidades sobre a cidade

  • Cachoeiro é considerada uma das cidades mais quentes do Espírito Santo, junto com Colatina, Castelo e Alegre. Em algumas épocas do ano, a temperatura pode chegar na casa dos 40º C.
  • A cidade é considerada a capital do mármore no mundo. Cerca de 80% da produção mundial acontece em Cachoeiro.
  • O hino da cidade foi decretado oficialmente por meio de uma lei municipal de 1966. De autoria de Raul Sampaio, “Meu Pequeno Cachoeiro” é símbolo musical da cidade.
  • A capital secreta do mundo abriga a Reserva Biológica do Córrego do Veado, uma área de preservação ambiental de espécies ameaçadas de extinção.
  • A cidade abriga dois times que jogam no futebol capixaba: Estrela do Norte, time que joga no Estádio Sumaré, e o Cachoeiro Futebol Clube, quem manda seus jogos no Estádio Moreira Rebello.