Dia a dia
BR-262: mesmo sem projeto, pedágio já está definido
Sistema a ser implantado dispensa a necessidade da construção de praças de pedágio no trecho da BR-262 no Espírito Santo
Apesar de ainda não ter uma data definida para a conclusão do projeto de duplicação da BR-262, no trecho que corta o Espírito Santo, o Governo Federal já estuda um modelo de cobrança de pedágio, que não necessita da construção de praças de pedágio.
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A rodovia é uma das que estão no novo modelo de concessão, classificado pelo Ministério dos Transportes como “enxuto” ou “inteligente”, que permite a participação de Parcerias Público-Privada (PPP).
“A ideia é ser uma concessão com poucos serviços agregados, com foco na melhoria do piso, na sinalização, resolvendo questões de segurança e pontos críticos. A cobrança será por quilometragem rodada e o pedágio será eletrônico, ou seja, free flow”, explicou o ministro dos Transportes em exercício, George Santoro.
Segundo o ministro, o investimento do operador é muito menor do que em um projeto tradicional, já que as obras não são tão complexas. Os contratos vão variar entre 10 e 20 anos, conforme a necessidade de investimentos. O volume de capital a ser empregado na rodovia ficará concentrado nos três primeiros anos.
O recurso para a obra, no valor de R$ 2,3 bilhões, virá do acordo de reparação e compensação pelos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).
O novo modelo de concessão ainda não foi definido, mas caso seja de fato implementado vai garantir que a cobrança do pedágio seja feita de forma mais rápida e eficiente. É o que promete o sistema Free Flow, que já é utilizado em outras rodovias no Brasil.
Como funciona:
O sistema de pedágio Free Flow tem como objetivo dar maior fluidez, segurança e praticidade aos motoristas. Utilizando adesivos (Tags) instalados nos para-brisas dos veículos, o sistema elimina a necessidade de paradas nas praças de pedágio, agilizando o tempo de viagem e reduzindo congestionamentos.
A tarifa é cobrada automaticamente, sem necessidade de interação do motorista.
Os pórticos de cobrança, que substituirão as praças de pedágio tradicionais, contam com tecnologia avançada para leitura e identificação dos veículos.
Quem circular pela rodovia sem a tag vai ter que pagar multa por evasão de pedágio.
A evasão de pedágio é considerada uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os motoristas flagrados cometendo essa infração estão sujeitos a uma multa no valor de R$ 195,23 e à adição de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
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