fbpx

Dia a dia

Barranco tem risco alto de deslizamento de terra em Cariacica

O Crea-ES, sob pedido da comunidade, realizou um mapeamento da área durante a manhã desta sexta-feira

Publicado

em

Talude com risco de desabamento em bairro Oriente, em Cariacica. Foto: Crea-ES/Divulgação

Talude com risco de desabamento em bairro Oriente, em Cariacica. Foto: Crea-ES/Divulgação

Um talude – terreno inclinado que serve para dar sustentação e estabilidade ao solo próximo -, localizado no bairro Oriente, em Cariacica, pode provocar sérios acidentes com vítimas, caso não haja uma intervenção imediata e emergencial no local. A constatação é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) que, sob pedido da comunidade, realizou um mapeamento da área durante a manhã desta sexta-feira (2).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com a equipe multidisciplinar do Crea-ES, existe risco de deslizamento de terra e conseqüente desabamento das casas que estão localizadas na parte superior e inferior ao talude. Os especialistas constataram erosão na parte superior do barranco, rachaduras, risco de penetração de água em casos de chuvas e ameaças de novos deslizamentos, o que coloca, de maneira contumaz, a vida dos moradores e da população do entorno em risco.

O professor e Coordenador da Câmara de Geologia e Minas do Crea-ES, Geólogo Éder Carlos Moreira, que integrou a equipe que vistoriou a região informou que o risco geológico para deslizamentos é alto. “O talude apresenta bastante movimentação de terra. O solo é arenoso e, caso chova, o perigo aumenta. O risco passa de alto para muito alto, podendo haver novos deslizamentos do talude e desabamento das casas do local, causando vítimas”, explicou.

O presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva informou que os profissionais do Conselho fizeram junto aos moradores um trabalho de sensibilização sobre o risco geológico que eles estão enfrentando. “Estivemos com a comunidade e orientamos sobre a situação de risco. Vamos concluir o relatório do mapeamento da área nos próximos dias. O resultado será apresentado a prefeitura e às defesas civil municipal e estadual. Pediremos uma ação imediata e emergencial ao poder público municipal para garantir a segurança dos moradores da região”, concluiu Jorge Silva