fbpx

Dia a dia

Avenida Norte Sul não terá ciclovia para segurança de ciclistas, diz Vidigal

Numa segunda etapa da obra, a nova ciclovia do bairro interligará não só a avenida Norte Sul, mas como também a BR-101 e o Parque da Cidade

Publicado

em

Vista aérea da Avenida Norte Sul, na Serra

Avenida Norte Sul, na Serra. Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra vai oficialmente entregar, neste sábado (20), o Sistema Viário Norte-Sul, em Jardim Limoeiro, com quatro pistas, porém sem ciclovia. Em entrevista à BandNews FM Espírito Santo, o prefeito Sérgio Vidigal atribuiu a ausência da ciclovia à segurança dos ciclistas. As obras demandaram um investimento que ultrapassou os R$ 100 milhões, sendo parte do município com ajuda do governo do Estado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“No projeto que foi feito pela prefeitura, a ciclovia seria contemplada na Avenida Norte Sul. Nós sabemos que os técnicos são capacitados, mas quando vai implantar a estrutura, você observa que tem que ser feitas alterações. A Avenida Norte Sul tem um fluxo muito grande, já que as atividades econômicas fortes são indústria e logística, tem muitos carros e caminhões passando, fora a abertura de caixões para as vias perpendiculares que seria necessário. Resolvemos levar a ciclovia para uma rua paralela com menor fluxo”, detalhou o prefeito.

A ordem de serviço foi emitida em 1º de julho de 2022, com um investimento inicial de R$ 69.008.125,10. Inicialmente, o projeto contemplava a transformação da Avenida Norte Sul em mão única, no sentido Serra, com três faixas e uma ciclovia.

Segundo a prefeitura, está em fase de projeto o sistema cicloviário de Jardim Limoeiro. Numa segunda etapa da obra, a nova ciclovia do bairro interligará não só a avenida Norte Sul, mas como também a BR-101 e o Parque da Cidade. “Dessa forma, será proporcionado mais segurança e praticidade para os ciclistas”, pontuou.

O QUE MUDOU NA NORTE SUL?

A prefeitura assegura que a implementação do Sistema Viário Norte Sul teve um impacto positivo no tráfego da via e melhorou a drenagem de uma área conhecida por alagamentos recorrentes. Foram realizadas melhorias no sistema de drenagem e recapeamento em 41 ruas, totalizando 19 quilômetros requalificados.

Os sentidos das ruas internas de Jardim Limoeiro também foram alterados. Anteriormente, as ruas tinham mão dupla, mas com a implementação do sistema binário, passaram a ter direção única, contribuindo para a organização do intenso fluxo de tráfego local.

Na Avenida Norte Sul, que anteriormente possuía duas pistas, uma no sentido Serra e outra no sentido Vitória, com duas faixas cada, houve uma redistribuição do tráfego. A Avenida Lourival Nunes passou a ter sentido Vitória, enquanto a própria Avenida Norte Sul manteve-se apenas com o sentido Laranjeiras, agora com quatro pistas de circulação. A Avenida Lourival Nunes recebeu um acréscimo de uma faixa, totalizando três faixas.

ESTACIONAMENTO

Os estacionamentos na Av. Lourival Nunes estão distribuídos da seguinte forma: do Hortifruti Limoeiro até a EDP, existem duas faixas; continuando ao longo da via, há uma faixa à direita para estacionamento, e a partir do Canguru, há cinco baias com vagas para táxis e veículos de passeio.

Em uma segunda etapa, será construído um estacionamento onde atualmente está localizado o canteiro de obras do Sistema Viário Norte Sul, com 250 vagas.

ENTREGA DA NORTE SUL

A entrega oficial da obra ocorrerá na avenida Lourival Nunes, na altura do Cerimonial Porto Bello, em Jardim Limoeiro, às 18h30. Para animar a cerimônia, a banda gospel Preto no Branco, conhecida pelo sucesso “Ninguém Explica Deus”, fará uma apresentação.

OUÇA A ENTREVISTA


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui