Dia a dia
Após calor, tempestades afetam o país. Vai acontecer no ES?
O Inmet emitiu um alerta para temporais com rajadas de ventos que podem chegar a 100 km/h e até queda de granizo

Chuvas fortes e rajadas de vento são previstas para sete estados do país. Foto: Danielli Saquetto
Após uma semana de calor intenso com termômetros marcando mais de 35 ºC, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para tempestades em parte do país.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em algumas regiões, os temporais terão rajadas de ventos que podem chegar a 100 km/h e até queda de granizo. Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo serão atingidos no fim de semana.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique e entre em nosso canal!
As tempestades previstas são resultados do calor forte e do aumento da umidade. As regiões atingidas chegaram a registrar 40ºC na semana e o acumulado de chuvas pode passar dos 100 milímetros em 24 horas. Com a passagem dos temporais, a temperatura deve diminuir na segunda-feira.
Tempestade no ES
No Espírito Santo, a Defesa Civil alertou para a possibilidade de chuva mesmo que em proporção menor do que outros estados do país. Nesta sexta (17) na região da Pedra Azul e do Caparaó está previsto 70 a 80% de probabilidade para acumulados de 2-10 mm. Em alguns trechos do litoral capixaba, os ventos podem registrar até 60 km/h.
Mesmo com chuva e rajadas de vento, as temperaturas seguirão elevadas em todo o estado, continuando a onda de calor. Como a umidade relativa do ar não deve cair para valores alarmantes, o índice de calor se eleva.
> Calor aumenta mais de 9ºC em relação a 2022 no ES
No sábado (18), o Caparaó tem 40% de probabilidade de chover entre 2 e 10 mm. No resto do estado, a possibilidade é menor do que 10%, tecnicamente considerada sem previsão de chuva. Já no domingo (19), 60 a 70% de probabilidade para acumulados de chuva de 30-50 mm no Caparaó e ABC Capixaba, sendo que há risco de tempestades.
Nas demais áreas da Região Sul e maior parte da Região Serrana do estado, 60 a 80% de probabilidade para acumulados de 10 a 30 mm, com possíveis temporais. Da Grande Vitória à Região Noroeste, são 60% de probabilidade para chuvas de 2-10 mm isolados. Para o resto do ES, tecnicamente, não há previsão de chuva.
