fbpx

Dia a dia

Alerta de calor 5ºC acima da média em 29 cidades do ES

Inmet emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” devido às temperaturas acima da média no Espírito Santo

Publicado

em

Termômetro registra calor de 40ºC.

Onda de calor pode chegar ao Espírito Santo. Foto: FreePik

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta amarelo de “perigo potencial” devido às temperaturas acima da média no Espírito Santo. O aviso permanecerá em vigor até às 18 horas deste domingo (17).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com o Inmet, no Espírito Santo, 29 cidades podem registrar temperaturas até 5°C acima da média durante um período de dois a três dias. O termo “onda de calor” é utilizado quando há um aumento de temperatura de 5°C em relação à média mensal.

MUNICÍPIOS EM ALERTA DE CALOR

Alegre
Alfredo Chaves
Anchieta
Apiacá
Atílio Vivacqua
Bom Jesus do Norte
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itapemirim
Iúna
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
São José do Calçado
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante

ENTENDA O ALERTA DE CALOR DO INMET:

AVISO AMARELO – perigo potencial – Quando há a persistência desse padrão de 2 a 3 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “perigo potencial”, o chamado aviso amarelo.

AVISO LARANJA – perigo – Já quando há a persistência desse padrão de 3 a 5 dias consecutivos, o instituto emite um alerta de “perigo”, o chamado aviso laranja, como o que atinge grande parte da região Centro-Sul ao longo desta semana.

AVISO VERMELHO – grande perigo – Por último, quando há a persistência desse padrão por mais de 5 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “grande perigo”, o chamado aviso vermelho. Em novembro, um alerta do tipo foi emitido pelo Inmet.

O QUE DIZ A PREVISÃO DO INCAPER?

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no sábado (16), haverá chuva rápida no início do dia no litoral nordeste, parte do noroeste e extremo norte, com abertura de nuvens nos demais períodos. Aumento de nuvens e pancadas de chuva isoladas na porção sul do Caparaó. Nas demais regiões do estado, o sol predominará e não há previsão de chuva. As temperaturas permanecerão elevadas. Na Grande Vitória, a temperatura mínima será de 24°C e a máxima de 36°C. No sul e noroeste, as máximas devem chegar a 38ºC. No norte, a previsão é que os termômetros marquem máxima de 37ºC.

> Passageiros reclamam de medo e abandono na Rodoviária de Vila Velha

Para o domingo (17), está previsto sol entre nuvens em grande parte do estado. Há possibilidade de chuviscos rápidos no início do dia na região nordeste, noroeste e extremo norte capixaba, parte norte da Grande Vitória e região das Três Santas, com abertura de nuvens nos demais períodos. Haverá aumento de nuvens ao longo do dia e pancadas de chuva na região sul do Caparaó. Nas demais regiões do estado, o sol predominará e não há previsão de chuva. As temperaturas continuarão elevadas. Na Grande Vitória, a temperatura variará entre 24°C e 36°C. No sul e noroeste, as máximas devem chegar a 38ºC. No norte, a previsão é que os termômetros marquem máxima de 37ºC.

Na segunda-feira (18), o tempo permanecerá estável na maior parte do Espírito Santo. Haverá aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e a noite na região serrana e sul do estado. Nas demais áreas, o sol aparecerá entre nuvens, mas sem previsão de chuva.

> Revitalização da orla de Jacaraípe tem data para começar. Veja como fica

Já na terça-feira (19), o tempo seguirá estável em grande parte do Espírito Santo. Haverá aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e a noite na região serrana e sul do estado. Nas demais áreas, o sol aparecerá entre nuvens, mas sem previsão de chuva.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui