Dia a dia
Aeroporto de Vitória tem robôs para cegos e sala especial para autistas
A iniciativa faz parte do Projeto Aeroporto para Todos
Passageiros que possuem alguma deficiência já podem viajar com uma certa segurança no aeroporto de Vitória. O terminal oferece, por exemplo, comunicação em libras e robôs-guias para cegos, além de disponibilizar uma sala sensorial para pessoas com autismo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A iniciativa foi lançada pela Zurich Airport Brasil, empresa que administra o terminal, e faz parte do programa Aeroporto para Todos. Essa é uma ação inédita no país. Além de Vitória, só Florianópolis também oferece o serviço.
O objetivo é ampliar a inclusão e a experiência de pessoas com deficiência em todo o caminho que percorrer para a viagem. De acordo com a Zurich Airport, o serviço já começa no site, que tem a opção de leitura em libras, mapas de acessibilidade e letras em contraste para pessoas com baixa visão.
Os robôs são equipados com inteligência artificial e são utilizados para guiar os passageiros cegos pelo terminal. Além disso, as equipes de profissionais fizeram treinamento para se comunicar em libras e locomover passageiros cadeirantes.
Já nas salas multissensoriais existe uma iluminação suave, estímulos variados em um ambiente silencioso, que proporcionam conforto a autistas e pessoas sensíveis ao fluxo mais movimentado das salas de embarque. Os banheiros também botões que podem ser acionados em caso de emergência.
Um banheiro para pets também foi criado, pensando em quem viaja com seus animais, principalmente os cães-guias utilizados por pessoas cegas.
“É um programa macro, que buscou atender neste primeiro momento as principais necessidades para tornar nossos aeroportos sensíveis e inclusivos, confortáveis e melhores para todas as pessoas”, explicou o atual diretor de Operações da Zurich Airport Brasil, Kleyton Mendes.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui