fbpx

Dia a dia

Acessos liberados na Ufes: aulas retornam e RU reabre nesta quinta

Os estudantes reivindicam melhorias no RU, incluindo a gratuidade das refeições, aumento da qualidade e variedade dos alimentos servidos

Publicado

em

Vista aérea da Ufes. Foto: Chico Guedes

As aulas foram suspensas nesta quarta-feira após protesto de estudantes. Foto: Chico Guedes

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) retomará as aulas e reabrirá o Restaurante Universitário (RU) nesta quinta-feira (1), após a interrupção das atividades devido a protestos estudantis. Os estudantes reivindicam melhorias no RU, incluindo a gratuidade das refeições, aumento da qualidade e variedade dos alimentos servidos, além da inclusão de suco e sobremesa no cardápio.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Enquanto os bloqueios nas entradas da universidade foram removidos, os estudantes permanecem ocupando o prédio da Reitoria desde segunda-feira. Ainda assim, reuniões estão sendo realizadas entre representantes dos estudantes e da Ufes na tentativa de resolver o impasse.

Em nota, a instituição informou que o reitor, Paulo Vargas, o vice-reitor, Roney Pignaton, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde, manifestaram mais uma vez a disposição de dialogar a fim de construir soluções conjuntas que possibilitem o restabelecimento da normalidade e de um clima de tranquilidade no RU.

“Nessa reunião, foi afirmado que o propósito é construir uma solução que dialogue com as reivindicações dos estudantes dentro dos limites orçamentários, legais e administrativos da Ufes, e apresentar ao governo federal outras demandas que extrapolem a capacidade de financiamento por parte da Universidade”.

A Ufes também informou que mantém um Programa de Assistência Estudantil que assegura aos estudantes participantes a isenção total do preço da refeição nos RUs, ou seja, a gratuidade, que beneficia cerca de 4.500 estudantes, o que corresponde a 25% dos discentes.

“A Administração Central reafirma que está empenhada em manter a qualidade e aprimorar os serviços do Restaurante Universitário. Para isso, é importante que o clima de diálogo seja mantido e que não se repitam fatos como os ocorridos na noite dessa segunda-feira, quando alguns dos que ocuparam o prédio da Reitoria se exaltaram, adotando práticas ofensivas e impedindo a livre circulação de integrantes da Administração Central”, finalizou.

Procurado para comentar a manifestação, o presidente do Diretório Central Estudantil (DCE), Pedro Lucas, informou que estava em reunião e que não podia falar no momento. Até o fechamento, a reunião ainda não tinha acabado.