fbpx

Dia a dia

Acesso à lagoa que transbordou no ES será fechado temporariamente

A Lagoa da Coca-Cola, no Parque Paulo César Vinha, rompeu também a faixa da areia que tinha com o mar

Publicado

em

O acesso à Lagoa da Coca-Cola será interditado na próxima segunda-feira. Foto: Divulgação (Iema)

O acesso à Lagoa da Coca-Cola será interditado na próxima segunda-feira. Foto: Divulgação (Iema)

As trilhas que dão acesso à Lagoa do Caraís e à praia, no Parque Paulo César Vinha, em Guarapari, serão fechadas temporariamente para limpeza na próxima segunda-feira (27). A interdição ocorre devido aos alagamentos causados pelo transbordamento da lagoa nos últimos dias.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Além de provocar alagamentos nas trilhas, a cheia da Lagoa da Coca-Cola, como é popularmente conhecida, também causou o rompimento da faixa de areia que separava a água doce do mar da Praia de Setiba.

De acordo com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a interdição será realizada pela manhã para a execução de uma limpeza nas trilhas da unidade de conservação. À tarde, o parque voltará a funcionar normalmente.

As trilhas do parque permaneceram alagadas por um longo período em janeiro, devido às fortes chuvas, e, por isso, necessitam de manutenção para garantir a segurança dos visitantes. No local, ficaram restos de vegetação, como folhas e galhos.

A sede administrativa do parque continuará funcionando normalmente, com acesso à equipe administrativa e serviços ao público. O trabalho de limpeza tem como objetivo prevenir quaisquer riscos durante os passeios, e o acesso ao parque será normalizado na tarde do mesmo dia.

Alagamento continua na Lagoa

Durante a semana, o rompimento da faixa de areia causado pela cheia da Lagoa da Coca-Cola foi registrado por visitantes do Parque Paulo César Vinha, em Guarapari. O fenômeno poderá ser observado ainda neste fim de semana, já que não há previsão para a redução do nível das águas.

Como a interdição será apenas na segunda-feira, os moradores e turistas terão a chance de visitar o local neste fim de semana. O acesso exige uma caminhada de 2,5 quilômetros pela Trilha da Restinga. A trilha começa na sede do parque, localizada às margens da ES-060, conhecida como Rodovia do Sol. O trajeto, todo sinalizado, oferece aos visitantes um contato próximo com a natureza.

Conhecida como Lagoa da Coca-Cola, por sua coloração característica, a lagoa é um dos destinos favoritos de moradores e turistas. Esse transbordamento ocorre naturalmente em determinadas épocas do ano. Da mesma forma, o “desencontro” das águas também é um processo natural, que acontece quando o volume da lagoa diminui.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui